PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: REBECA LEITÃO GOUVEIA

DISCENTE: REBECA LEITÃO GOUVEIA
DATA: 20/12/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: a concepção do professor orientador sobre a dimensão da prática
PALAVRAS-CHAVES: Estágio Supervisionado. Prática. Teoria e Prática. Licenciatura.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: O Estágio Supervisionado (ES), disciplina obrigatória no currículo dos cursos de Licenciatura, é o espaço que insere os discentes no seu futuro local de trabalho, o ambiente escolar, de maneira a possibilitar o conhecimento das demandas da realidade escolar e a aproximação com a realidade em que irão atuar como professores. Ao proporcionar essa inserção, é inegável que, em comparação com as demais disciplinas dos cursos de Licenciatura, o ES carrega o status de “disciplina prática do curso”, entretanto, a natureza dessa prática necessita ser compreendida, o que levou ao desenvolvimento da presente pesquisa. Ao considerar o professor como um sujeito construído histórica e socialmente, a sua concepção do mundo constitui um dos elementos na construção da disciplina que ele ministra. Portanto, a concepção de prática do docente orientador de ES também influencia o modo com que esse sujeito social orienta a disciplina. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender a concepção de prática dos docentes orientadores da disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura na UFPB, na perspectiva da dialética teoria e prática. A pesquisa tem como fundamento teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, que, pelo movimento dialético, permite conhecer a totalidade e a essência do objeto deste estudo em suas relações e contradições, situando-o no seu contexto histórico. A pesquisa de natureza qualitativa investigou a concepção de prática de 8 (oito) docentes que ministram a disciplina de ES nas Licenciaturas, utilizando como instrumento para a coleta de informações, a entrevista semiestruturada. Apesar das diferentes perspectivas de prática presentes nos cursos de Licenciatura, acredita-se que é impossível analisar a prática sem considerar a teoria, ou seja, sem considerar a relação dialética de unidade e contradição entre a teoria e a prática e, consequentemente, enquanto transformação do homem e da natureza social, enfim, como práxis. O presente estudo permite destacar que a concepção de prática no ES está orientada, de forma majoritária, pela Epistemologia da Prática, ainda que o docente não esteja consciente dessa abordagem, uma vez que evidenciam o ES como o momento da prática individual e fragmentada, tendo as teorias um caráter utilitário nesse campo.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO