PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINA ALICE RODRIGUES ARAUJO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINA ALICE RODRIGUES ARAUJO COSTA
DATA: 24/02/2023
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: AS INFLUÊNCIAS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO NO PROJETO DE SOCIEDADE (NEO)LIBERAL E (NEO)CONSERVADORA: tensões entre a teoria do discurso e o processo de ruptura democrática
PALAVRAS-CHAVES: Escola Sem Partido. Neoliberalismo. Neoconservadorismo. Democracia. Teoria do Discurso.
RESUMO: O Movimento Escola Sem Partido surge em 2004, com a proposta de reagir ao suposto fenômeno da instrumentalização do ensino para fins político- ideológicos, nesse período, identificou-se como uma associação informal, independente, sem fins lucrativos e sem qualquer espécie de vinculação política, ideológica ou partidária. A articulação do ESP se capilariza na sociedade brasileira com maior intensidade a partir do ano de 2014, momento em que sua atuação atinge a esfera legislativa, através da disseminação de Projetos de Lei (PL’s) que têm por escopo alterar diversos dispositivos que tratam da educação. A partir do golpe de 2016, os ideais do ESP passam a ser refletidos em diversas questões educacionais que se desenrolaram a partir desse contexto político-social, momento em que o cenário educacional foi marcado por intensas mobilizações em virtude dos ataques neoliberais, com duras investidas em desfavor dos direitos sociais e de medidas relacionadas as fortes influências da agenda neoliberal na educação. Por esse motivo, a análise tem por recorte as novas articulações do ESP que se desenrolam a partir da consolidação do golpe que destitui a presidenta Dilma Rousseff em 2016, nos valendo dos aspectos (neo)conservadores, autoritários e neoliberais que permeiam a sociedade brasileira nesse dado contexto de instabilidade democrática. Por considerarmos que o movimento Escola Sem Partido representa um discurso educacional de caráter neoliberal, autoritário e neoconservador, pois alinha interesses do mercado financeiro globalizado a uma retórica moralista e fundamentalista religiosa, defendemos a tese que o processo de ruptura democrática, instaurado com o golpe em 2016, propiciou a expansão do ideário do ESP no âmbito da sociedade brasileira e na construção das políticas educacionais. Assim, a proposta de objetivo é investigar as influências do Escola Sem Partido no projeto de sociedade neoliberal e neoconservadora que se apresenta a partir do processo de ruptura democrática que se instaurou após o golpe de 2016. Nas construções epistemetodológicas, nos valemos da perspectiva teórica pós-estruturalista e de um posicionamento teórico pós-fundacionalista, onde mobilizamos a teoria do discurso como aporte teórico e ferramenta de análise de discurso. A metodologia da pesquisa será desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e documental, de modo que nosso corpus de análise é composto por: Principais projetos de lei apresentado à nível nacional que guardam correlação com o Escola Sem Partido; Discursos construídos nos principais projetos de lei tramitados/em tramitação no Congresso Nacional e nas respectivas casas legislativas; Páginas em redes sociais e sites do movimento e do programa Escola Sem Partido; Discursos proferidos em entrevistas divulgadas dos coordenadores e apoiadores do Escola Sem Partido nas plataformas virtuais; dentre outros. Em virtude da corpora que será trabalhada, subsidiariamente, recorreremos a análise de redes sociais virtuais, para investigar o registro das dinâmicas sociais virtuais, através da ferramenta SocialBlade.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA