PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: NADIA FARIAS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADIA FARIAS DOS SANTOS
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: SANKOFA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PEDAGOGOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN
PALAVRAS-CHAVES: Educação para as relações étnico-raciais. Saberes e práticas docentes. Afrocentricidade. Docentes de Pedagogia. Licenciatura em Química.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Uma educação antirracista pressupõe uma formação que valorize a história, a cultura e as identidades de seus pares, num processo dialético estabelecido e pensado para estas diversidades. A presente pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre saberes e práticas acionados pelos professores pedagogos para a educação e ensino das relações étnico-raciais, buscando compreender a atuação dos docentes de Pedagogia nos cursos de Licenciatura em Química frente ao ensino dessa temática pautada no princípio da igualdade de direitos, reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira e africana e na aplicabilidade das legislações e normatizações orientadoras de uma proposta de formação para uma educação racial inclusiva. E como objetivo geral analisar saberes e práticas dos professores pedagogos para a educação das relações étnico-raciais dos cursos de licenciatura de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte na perspectiva da afrocentricidade. Os objetivos específicos: identificar nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química do IFRN fundamentos epistemológicos e teórico-metodológicos afrocentrados no contexto das relações étnico-raciais; identificar os saberes e práticas afrocentrados mobilizados no exercício da docência dos professores pedagogos quanto a educação das relações étnico-raciais e compreender as interfaces e relações nos cursos de Licenciatura em Química do IFRN e o papel da educação das relações étnico-raciais. A pesquisa foi desenvolvida com os professores licenciados em Pedagogia que lecionam nos cursos de Química. Os dados foram coletados por meio de questionários online, entrevistas e Projeto Político Pedagógicos dos cursos, que foram analisados com a base na análise de conteúdos de Bardin e ancorados na teoria da afrocentricidade de Asante, fazendo uso de três categorias de análise: conscientização, localização e agências, conceitos centrais da perspectiva teórica adotada. A partir dos dados foi possível identificar os conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira, africana e Indígena é tratado de forma superficial ou inexistente, revelando a ausência da centralidade africana e afro-diaspórica nos currículos. A pesquisa também revelou que essas ausências acontecem como reflexo da formação dos/as docente e do não cumprimento da obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/08, deixando a responsabilidade a cargo dos docente ou sob a responsabilidade dos Núcleo de Estudos de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena. Outra conclusão desse estudo é o despreparo que os docentes para trabalhar a temática e ainda que há pouca ou nenhuma participação em formação na graduação, na pós-graduação e formação continuada e apontam essa condição como justificativa para as dificuldades de trabalhar a temática de forma mais contundente em suas salas de aula.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO