PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA ALVES DE LIMA

DISCENTE: ANA CAROLINA ALVES DE LIMA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: PPGE/UFPB
TÍTULO: TEIAS DISCURSIVAS DA IDEOLOGIA DE GÊNERO NO FÓRUM NACIONAL SOBRE VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DE GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Ideologia de gênero; Sexualidade; Estudos Culturais da Educação.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, inserida na Linha de Pesquisa Estudos Culturais da Educação, tem como objetivo central analisar a(s) perspectiva(s) de gênero e sexualidade abordada(s) nas palestras apresentadas no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e Adolescentes. Organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH, o Fórum pretendia debater acerca das violências institucionais às quais crianças e adolescentes estão expostos – por meio de sete palestras, apresentadas nos dias 27 e 28 de abril de 2021. No entanto, toda a temática do evento orbitou em torno da falaciosa ideologia de gênero e de como professoras e professores aplicam tal ideologia. De acordo com o Fórum, a suposta ideologia de gênero afeta a saúde física e mental de crianças e adolescentes e, por isso, é necessário defender a ‘família tradicional’. Além disso, o Fórum apresenta uma visão reducionista de Educação, apoiando-se nos pressupostos do Movimento Escola sem Partido. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, situada no campo dos Estudos Culturais da Educação. O corpus de análise foi produzido por meio da transcrição das palestras – disponíveis no canal oficial do YouTube do MMFDH e do livro digital, enviado às pessoas inscritas no evento, utilizando os Núcleos de Significação como estratégia de análise. Os resultados da pesquisa apontam que o evento adota gênero e sexualidade como dados biológicos, defende que debates sobre esses temas não devem acontecer nas escolas; aciona uma pedagogia do medo em docentes; ignora o fato de que gênero e sexualidade perpassam a vida de todas as pessoas e desconsidera os diferentes tipos de arranjos familiares. Na contramão do que foi exposto nas palestras, gênero e sexualidade, neste trabalho, são entendidos como construções sócio-históricas, culturais e pedagógicas. Ao longo da pesquisa, defende-se que abordar estes temas nas escolas auxilia crianças e adolescentes a identificar possíveis casos de violências, bem como ajuda a conhecer e aprender a conviver com as diferenças e diversidades que nos constituem. Considerando que o referido Fórum integra as políticas do MMFDH e, desse modo, repercute na política educacional e nas relações culturais amplamente, esta dissertação pretende contribuir para ampliar as reflexões sobre a educação no contexto dos direitos humanos e diversidade sexual e de gênero, dentro e fora da escola.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA