PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
DATA: 08/02/2023
LOCAL: PPGE
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DAS TAREFAS ESCOLARES NO COTIDIANO DE MULHERES-MÃES E NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero, Relação Família-Escola, Ensino Emergencial Remoto, Mães.
RESUMO: Durante a Pandemia da Covid-19 as atividades escolares remotas demandadas no contexto do ensino emergencial evidenciaram ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, educacionais e de gênero no acompanhamento da educação escolar dos/as filhos/as, que tem estado muito mais a cargo das mães do que dos pais. Esta proposta de pesquisa de Dissertação de Mestrado, em fase de desenvolvimento, objetiva analisar as implicações das tarefas escolares no cotidiano de mulheres-mães e na relação família-escola no contexto do ensino remoto emergencial. Seus fundamentos teóricos se assentam nos Estudos de Gênero e Educação e das Relações Família-Escola, tomando ainda alguns conceitos centrais do campo dos Estudos Culturais em Educação. A abordagem, de caráter quanti-qualitativo, emprega questionários digitais e impressos aplicados junto a cerca de 240 mães/responsáveis de alunos e alunas que estudam na principal escola pública de Ensino Fundamental do município de Bernardino Batista - PB. Os dados permitem verificar que, diante do contexto pandêmico, as funções das mulheres-mães dobraram. Às tarefas domésticas e ao trabalho produtivo, somou-se o ensino emergencial remoto, em que a mediação, acompanhamento e atuação pedagógica, com auxílio do/a professor/a, ficou a cargo das mulheres-mães, acarretando sobrecarga física e mental, corroborando a injusta divisão do trabalho que caracteriza a desigualdade de gênero. Em vista disso, é fundamental que a escola lance um olhar mais sensível à realidade vivenciada por essas mães, sobretudo aquelas pertencentes a grupos vulneráveis socialmente, que são trabalhadoras, chefes de família e, muitas vezes, única responsável pelo sustento, cuidado, acompanhamento da vida escolar e auxílio nas tarefas de casa dos/as filhos/as.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA