PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANNE JAQUELINE CLARK

DISCENTE: ANNE JAQUELINE CLARK
DATA: 14/02/2023
LOCAL: ppge sala virtual
TÍTULO: Título: AMBIENTE HOSPITALAR: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
PALAVRAS-CHAVES: Atividades lúdicas; Direito à educação; Pedagogia Hospitalar; Ludicidade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Durante o processo de internação, a criança se mantém afastada do seu cotidiano, de sua família, da escola, de seus amigos, da realidade na vida em sociedade, tais fatos influenciam diretamente e indiretamente no seu sistema emocional e no processo de recuperação. A suspensão das atividades do seu dia-a-dia, pode dificultar o desenvolvimento biopsicossocial da criança, podendo então causar danos na qualidade de vida, no processo de desenvolvimento da aprendizagem, e em seu processo de recuperação. Este trabalho, busca demonstrar a necessidade de espaços alternativos informais de aprendizagem com atividades lúdicas, mediadas pelo pedagogo nas unidades de saúde e os resultados otimizadores das ações pedagógicas, como influenciam positivamente na recuperação dessas crianças internas em unidades de saúde, garantindo vínculos escolares. A ludicidade das atividades nesses espaços alternativos de educação torna-se um “atrativo educacional” no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o desenvolvimento intelectual e recuperação desse aluno. A criança expressa melhor os seus sentimentos, seus anseios e absorve melhor o novo momento por qual está passando quando se tem na rotina o acolhimento das práticas educativas lúdicas. O estudo está dividido em duas etapas de construção teórico - metodológica: primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, já no segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionário virtualmente devido ao contexto hospitalar pandêmico e os desafios da COVID 19. Participaram da pesquisa oito pessoas, distribuídas entre profissionais da saúde que atuam na pediatria do HULW e profissionais da Educação que são integrantes do projeto: “Atendimento psicopedagógico à criança e ao adolescente hospitalizado: trabalho alternativo para o pedagogo”. Portanto o ensinar e aprender no ambiente hospitalar consiste em um grande desafio, fazendo com que seja vencido a cada dia.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS