PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIEGE MATIAS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIEGE MATIAS RODRIGUES
DATA: 09/03/2023
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: POLÍTICA, PODER E DISCURSOS: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO SOB A ÉGIDE NEOLIBERAL
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Reforma do Ensino Médio. Governamentalidade. Ciclo de Políticas. Análise do Discurso.
RESUMO: A Reforma do Ensino Médio tornou-se um discurso hegemônico antes do governo Temer, visando solucionar a ‘crise do ensino médio’. Com o golpe institucional em 2016, essa discussão ganha uma grande repercussão, pois com a mudança do Ministro da Educação, cria-se uma Medida Provisória para legitimar e aprovar a lei que reformula essa etapa da educação do país. Neste cenário, apesar das críticas e posicionamentos contrários à mudança em 2017, foi homologada a Lei n° 13.145/17 que altera a LDB 9.394/96 que estabeleceu as diretrizes e bases para a educação. Dentro das alterações da política de ‘Novo Ensino Médio’, daremos ênfase ao Componente Curricular Projeto de Vida. Buscaremos resolver a seguinte problemática: Quais discursos emergem a partir do Componente Curricular ‘Projeto de Vida’ nas escolas estudais de João Pessoa – PB, no contexto de governamentalidade neoliberal? Nesse sentido, nosso objetivo é Investigar no contexto de governamentalidade neoliberal, os discursos que emergem no Componente Curricular Projeto de Vida nas escolas estaduais de João Pessoa – PB. Como perspectiva teórico-metodológica ancorada nos estudos pós-estruturalistas, com abordagem qualitativa, adotamos como referencial o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, propondo uma análise da trajetória da política, ao evidenciar o contexto de influência, contexto de produção de texto e contexto da prática. Para análise dos achados na análise documental e nas entrevistas, utilizamos a Análise do Discurso a partir de Foucault. As evidências iniciais, apresentadas pelo marco teórico e primeiras análises, apontam que o Componente Curricular Projeto de Vida, oriundo dessa Reforma do Ensino Médio, caracteriza-se como um instrumento de poder do estado para moldar e governar os estudantes, prescrevendo um perfil de sujeito para atender às demandas econômicas de uma política neoliberal que tem como alicerce a eficiência, o desempenho e a rentabilidade, além de promover a noção do indivíduo como empreendedor de si mesmo.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA