PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: PAMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: NORMALISTAS CAMPINENSES: O PROJETO CURRICULAR DA ESCOLA NORMAL ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB (1960 - 1971)
PALAVRAS-CHAVES: Escola Normal; Jornal; Formação de Professoras; Normalistas; Representação.
PÁGINAS: 2022
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A criação da primeira Escola Normal pública de Campina Grande-PB, em 1960, atendeu a uma política de desenvolvimento do Governo Federal, a qual previa que as escolas normais deveriam ser criadas, reestruturadas e reformuladas. Essa iniciativa teve como objetivo expandir o Ensino Normal e profissionalizar mais educadoras para a nação em desenvolvimento. Esta pesquisa pretende analisar o currículo desenvolvido na Escola Normal Estadual de Campina Grande (ENECG), no período de 1960-1971, tendo como início o ano de 1960, quando se dá a criação dessa escola, e, por fim, 1971, tomando como referência a Lei 5.692/71, que reformula o ensino de 1° e 2° graus. A pesquisa de cunho documental analisa, com base no Paradigma Indiciário, as fontes encontradas na coleta de dados, e objetiva – a partir do jornal Diário da Borborema, documentos e fotografias – analisar o currículo desenvolvido na ENECG, sob a perspectiva das categorias de análises da Representação, Currículo e Disciplina. A composição das fontes como jornal, fotografia, documentos oficiais e exames avaliativos delineou a cultura escolar vigente nessa Instituição, nos permitindo concluir que o currículo desenvolvido na ENECG, durante o período de 1960 a 1971, estava pautado nas ideias de responsabilidade moral e cívica das normalistas para desempenharem o papel de mãe, esposa e filha para a educação campinense.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA