PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: OTÁVIO AUGUSTO CHAVES RUBINO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTÁVIO AUGUSTO CHAVES RUBINO DOS SANTOS
DATA: 24/02/2023
LOCAL: PPGE - CE - UFPB
TÍTULO: O SABER DAS MULHERES PRATICANTES DE YOGA DO MOVIMENTO HARE KRISHNA - UMA PEDAGOGIA FEMINISTA VAISHNAVÉ: UMA PEDAGOGIA DE CONSCIÊNCIA, LUTA E COLETIVIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Saber; Análise Arqueológica do Discurso, Pedagogias Feministas, Estudos Culturais da Educação; Movimento Hare Krishna; Pedagogia Feminista Vaishnavé.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: A presente tese intitulada “O saber das mulheres praticantes de yoga do movimento Hare Krishna - uma pedagogia feminista vaishnavé: uma pedagogia de consciência, luta e coletividade” e defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE - UFPB) - na linha de pesquisa dos Estudos Culturais da Educação (ECE) - se estrutura a partir do conceito de saber, tendo, neste, a ideia chave seguida na pesquisa. O objeto de investigação é “o saber pedagógico feminista das vaishnavés do movimento Hare Krishna”. Em síntese, o termo vaishnavé se refere a mulheres praticantes de yoga. A tese é: os saberes das vaishnavés do movimento Hare Krishna apresentam uma singularidade pedagógica feminista transformadora das relações desiguais de gênero. A problemática central é: como se dá a tessitura de saberes da ordem do discurso pedagógico feminista das vaishnavés? Por conseguinte, o objetivo geral é: analisar e descrever a ordem do discurso do saber pedagógico feminista das vaishnavés do movimento Hare Krishna. A abordagem teórico-metodológica é a Análise Arqueológica do Discurso (AAD), abordagem pela qual Foucault nos dá, em suas primeiras obras, as condições básicas para se pesquisar em uma perspectiva de análise do discurso arqueológica. Na perspectiva arqueológica não se trabalha com sujeitos da pesquisa, mas com o conceito de posição de sujeito, um lugar vazio que pode ser ocupado por diferentes indivíduos e que guarda em si uma teia de saberes. No caso dessa tese, a posição de sujeito analisada se refere às vaishnavés. Nesse sentido, pesquiso sobre o saber dessas vaishnavés a partir das especificidades da AAD. Dessa forma, a pesquisa aborda a posição de sujeito chamada vaishnavés e os saberes que constituem o discurso que existe quando se ocupa essa posição de sujeito singular. É uma pesquisa sobre o que pode ser dito, ou o interdito em si, por essas mulheres em determinada ordem do discurso. Assim, “posição de sujeito” e “saber” são as categorias teórico-metodológicas e “Estudos Culturais da Educação”, “Pedagogias Feministas”, “yoga” e “vaishnavés” são as categorias temáticas. O movimento Hare Krishna é a instância na qual a pesquisa se desenvolve. Como considerações finais posso afirmar que consegui alcançar as fronteiras, os fios que tecem a ordem discursiva em questão e que indicam que existe uma pedagogia feministavaishnavé. Essa pedagogia tem singularidades próprias e é uma pedagogia de consciência, luta e coletividade, aspectos que se voltam para questões comunitárias, de empoderamento recíproco, de saúde social e espiritual, de construção de pontes e comunidades de amor, de relações de coração para coração que conectam esperanças comuns. Essa pedagogia é formada por uma coletividade de saberes. Esses novos conceitos são os principais achados dessa tese. Concluindo, destaco que há, nessa tese, dois tipos de resultados de pesquisa. O primeiro se refere aos achados a partir da análise e descrição das fontes. O segundo é o achado do ponto de vista da teoria da arqueologia. Quer dizer, a reflexão feita sobre a arqueologia enquanto um modo de vida (arqueologia do viver).
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA