PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CINTHYA RAQUEL PIMENTEL DA MOTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHYA RAQUEL PIMENTEL DA MOTA
DATA: 28/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ÉTICA DA RESPONSABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DOCENTE NA DINÂMICA DE SENTIDOS DA TEORIA E DA PRÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação; Ética da responsabilidade. Percepção docente. Educação Transformadora. Ensino e aprendizagem.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: A presente pesquisa se apresenta como uma proposta de diálogo sobre a temática da avaliação da aprendizagem e a ética da responsabilidade, conceituada pelo filósofo Hans Jonas, de uma maneira a levantar proposições significativas para a transformação de nossa sociedade, tendo como objetivo identificar argumentos que embasam o momento da avaliação no ensino médio, a partir de uma ética responsável na dinâmica de sentidos da teoria e da prática no ensino médio integrado do IFPB campus avançado Cabedelo Centro, bem como objetivos específicos: observar os discursos dos professores em relação aos conceitos, metodologias, estratégias e instrumentos de avaliação; analisar como os docentes utilizam seus conhecimentos teóricos sobre a avaliação da aprendizagem com as práticas do cotidiano em sala de aula; e identificar implicações de uma ética responsável no processo avaliativo para a concretização de aprendizagens significativas. Para o desenvolvimento de nossa pesquisa, utilizamos os pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa, com base no paradigma epistemológico da Fenomenologia. Utilizamos como técnica de coleta de dados a observação e a entrevista, e para análise dos dados os pressupostos do método fenomenológico. Recorremos a esse tipo de pesquisa, visto a necessidade de compreender os contextos, ouvir os pesquisados, respeitando suas singularidades. Como resultado, as falas dos sujeitos apontam para os desafios de avaliar, apontando a necessidade de superação de barreiras tanto políticas quanto pessoais e a necessidade de ações de formação continuada no IFPB, como um instrumento de pensar e refletir o fazer docente e desenvolver estratégias para uma avaliação significativa, aliada aos princípios de uma ética responsável. A partir das entrevistas, apresentamos quatro horizontes de análise: Avaliação na formação docente; o aspecto dialógico na relação docente-discente; aprendizagem significativa e transformação de vida: caminhos do ser e vir-a-ser; e o ideal e o real: de utopia à realidade. Concluímos que a avaliação articulada com os princípios da ética da responsabilidade se constitui como ponto de partida para mudanças e transformações significativas para a educação e para a sociedade, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA DE SALLES
Externo à Instituição - SAMUEL MENDONÇA