PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: WAGNER LEITE RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WAGNER LEITE RIBEIRO
DATA: 20/03/2023
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: DESVELANDO A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) A PARTIR DA VISÃO DOS GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Autoavaliação. Avaliação Institucional. CPA. SINAES. UFPB.
PÁGINAS: 253
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta tese está vinculada aos estudos relativos à Avaliação da Educação Superior no Brasil, problemática correlacionada à linha de pesquisa Políticas Educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se direcionou à Autoavaliação Institucional, considerando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, e tendo como objetivo analisar o papel da autoavaliação institucional e suas repercussões no processo de tomada de decisão da UFPB, a partir da ótica dos gestores da Comissão Própria de Avaliação (CPA) a fim de possibilitar a melhoria da qualidade do processo. Para tanto, a base teórica e conceitual utilizada contemplou as concepções de Estado Avaliador e Regulador, as Políticas Educacionais e, mais especificamente, o SINAES. Assim, foram analisadas as experiências de autoavaliação institucional da UFPB, desenvolvidas nos últimos 5 (cinco) anos, mais especificamente no período de 2017 a 2021, a fim de compreender os seus sentidos, significados numa visão da instituição em sua integralidade. Com a finalidade de alcançar o objetivo geral dessa investigação, buscou-se conhecer as trajetórias, desmembramentos e avanços da UFPB em termos de Avaliação Institucional, a partir dos resultados evidenciados nos Relatórios de Avaliação Institucional Interna (RAAIs), elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, por isso, optou-se pelo estudo de caso como método de procedimento. Como estratégia para desenvolver o estudo empírico, foram realizadas entrevistas com os gestores da CPA a fim de que fossem identificadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no âmbito da instituição, considerando a utilização da Matriz SWOT como ferramenta para análise e interpretação dos dados. Diante disso, os resultados da pesquisa desvelaram que as políticas institucionais de autoavaliação estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2019 – 2023) da UFPB, entretanto, identificou-se que os eixos e indicadores definidos pelo Instrumento de Avaliação Institucional Externa (IAIE) não foram plenamente contemplados nos RAAIs analisados. Ademais, verificou-se a inexistência de um sistema computacional específico para coleta e tratamento dos dados de autoavaliação na UFPB, de forma a alcançar um maior quantitativo de respondentes, dar celeridade ao processo e elaborar subsídios para a melhoria da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Constatou-se, ainda, a necessidade de melhorias nas condições de infraestrutura física, atualização do Regimento Interno da CPA – em vigor desde 2004, adequações no que se refere à paridade dos segmentos que compõem a comissão, bem como a consolidação de uma cultura de autoavaliação na instituição, em conformidade com os preceitos do SINAES.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - CESAR RIBOLI
Externo à Instituição - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - IRACEMA CAMPOS CUSATI