PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: THAÍS FARIAS DE ALMEIDA

DISCENTE: THAÍS FARIAS DE ALMEIDA
DATA: 10/03/2023
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: A questão das drogas no contexto dos jovens e adolescentes em situação de privação de liberdade em Lagoa Seca/PB: uma análise a partir da Educação Popular
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular, drogas, socioeducação, adolescência.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: No contexto do debate latino-americano atual, tem sido assinalado que os novos fenômenos contemporâneos e os seus desafios requerem o desenvolvimento de abordagens sob a ótica da Educação Popular que não compunham o seu marco anterior, na sua versão clássica desenvolvida nos anos 1960. A questão das drogas, por exemplo, é um desses fenômenos. As políticas proibicionistas, impulsionadas pela visão bélica de ‘guerra às drogas’, têm provocado o aumento da violência, o encarceramento em massa, o extermínio de pessoas pertencentes às classes populares, a destruição das perspectivas de futuro de jovens e adolescentes etc. Tendo isso em atenção, o trabalho socioeducativo envolvendo as drogas, sob a perspectiva da Educação Popular, constitui-se em uma alternativa distinta aos enfoques hegemônicos, que são norteados pela irracionalidade das determinações repressivas oriundas da visão bélica sobre o assunto. A presente pesquisa situa-se nesse campo temático, sendo o seu objetivo geral analisar como a questão das drogas tem sido abordada no contexto escolar dos jovens e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Lar do Garoto, localizado no município de Lagoa Seca/PB. No sentido de alcançar o seu propósito, a pesquisa parte dos seguintes objetivos específicos: 1) apresentar aspectos da base analítica da Educação Popular que dialogam com a temática das drogas; 2) enfocar a origem do sistema socioeducativo no Brasil e, mais especificamente, do Lar do Garoto; 3) investigar de que maneira os professores atuantes no Lar do Garoto têm abordado as drogas no contexto escolar da mencionada instituição. Do ponto de vista do seu referencial teórico-conceitual, o estudo tem em atenção, fundamentalmente, as contribuições de três esferas analíticas: a Educação Popular, a Sociologia do Desvio e a Criminologia Crítica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada através da realização de observações assistemáticas no Lar do Garoto e mediante entrevistas semiestruturadas com professores da Escola dessa instituição. O material empírico resultante das entrevistas foi escrutinado conforme os procedimentos técnicos da Análise Temática de Braun e Clarke (2006). Como decorrência da Análise Temática realizada, o trabalho chegou a cinco categorias, as quais nortearam a discussão dos resultados, quais sejam: 1) perfil social dos adolescentes do Lar do Garoto; 2) presença das famílias no Lar do Garoto; 3) atividades desenvolvidas no Lar do Garoto; 4) relação dos adolescentes do Lar do Garoto com as drogas; 5) abordagens sobre as drogas realizadas no Lar do Garoto. Entre outros achados, identificou-se o seguinte: 1) diferentes abordagens sobre as drogas, havendo enfoques orientados tanto pela lógica proibicionista como enfoques que a rejeitam; 2) inexistência de formação específica aos docentes para tratar da temática das drogas; 3) casos em que, mesmo sem o conhecimento sistematizado a respeito da Educação Popular, se desenvolvem ações que se aproximam das suas perspectivas. Conclusivamente, assinala-se, por exemplo, a necessidade imprescindível de se oferecer formação continuada aos professores da socioeducação, tendo em conta os desafios implicados nas abordagens sobre as drogas.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND