PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAFAELA CARNEIRO CLAUDIO

DISCENTE: RAFAELA CARNEIRO CLAUDIO
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Google Meet – através do link de acesso: meet.google.com/itk-grpe-zht
TÍTULO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO CERCADA DE CANA-DE-AÇÚCAR POR TODOS OS LADOS DE SANTA RITA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Educação do Campo; Política Educacional do Campo e Escola Pública.
ÁREA: Educação
RESUMO: A proposta de investigação deste trabalho se baseou nas discussões sobre a Política Educacional do Campo para além dos assentamentos da reforma agrária, bem como, conhecer a história da comunidade e da escola; refletir sobre os desafios de construir a Educação do Campo na escola pública rural, tem como recorte analisar a Escola Rural Municipal Emília Cavalcante Morais Neta, localizada no Distrito Rural de Lerolândia, no município de Santa Rita/PB. Neste sentido, tem como objetivo geral de perceber a relação entre a Educação do Campo e a Escola Pública nas políticas educacionais, tendo como objetivos específicos de conhecer a Política Educacional desenvolvida desta cidade, e se tem interface com a Educação do Campo. Identificar a oferta de Formação Pedagógica no âmbito da Educação do Campo para os Professores desta unidade escolar; investigar se o currículo da Escola Rural Emília Cavalcante Morais Neta está relacionado com a educação do campo e se há as mudanças na relação entre escola e comunidade. A pesquisa parte das inquietações que persistiram na conclusão do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual buscamos a relação da Educação do Campo a partir da experiência de uma escola rural, tendo em vista, às caraterísticas peculiares da zona rural do município de Santa Rita, que foge do perfil de análise da produção de saberes e de práticas educativas desenvolvidas por grupos e movimentos sociais organizados do campo e da cidade. O espaço agrário investigado possui uma área de transição entre o rural e urbano, predominando o trabalho assalariado rural, cuja economia produtiva é de predominância do plantio, do corte da cana-de-açúcar (Agroindústria Japungu) e da industrialização da água de coco (Coco do Vale), sendo grande parte dessa população empregada nesses dois tipos de produção, tal perspectiva de modelo de espaço agrário implica na dinâmica da educação, ou seja, na não implementação de uma Educação do Campo na escola pública rural. Para a realização dessa pesquisa o aporte teórico se baseou no diálogo entre Educação Popular, Educação do Campo, Política Educacional do Campo e Escola Pública. Elegemos os autores como Brandão (1981), Leite (1999), Caldart (2012), Carrillo (2013), Esteban e Tavares (2013), entre outros. A proposta de abordagem teórico-metodológica que melhor atende aos interesses desta pesquisa se fundamenta na pesquisa qualitativa, a qual permite uma visão analítica, baseada no estudo de dados empíricos. A construção do método de pesquisa teve o direcionamento de um conjunto específico de metodologias, as quais foram: pesquisa bibliográfica e documental; observação e entrevistas semiestruturadas. A Educação do Campo tem elementos que possibilitam a construção de um novo horizonte de escola pública no contexto rural, não como uma fórmula mágica de mudanças ou transposição de experiências que não condizem com a realidade em análise, mas que sirvam de orientação para práticas educativas que façam refletir e problematizar o contexto ao qual a escola está inserida.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE