PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANA LUÍZA NUNES BEZERRA

DISCENTE: ANA LUÍZA NUNES BEZERRA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/nnk-fscq-jjw
TÍTULO: MEMÓRIAS E IDENTIDADE DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA COMUNIDADE DE BAIXA VERDE, MUNICÍPIO DE UIRAÚNA – PB (1969-1989)
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Identidade. Professores alfabetizadores. Profissão docente.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar as memórias e identidade de professores alfabetizadores da comunidade de Baixa Verde, município de Uiraúna – PB (1969-1989), sendo delineada a partir de lembranças, em um processo de construção da identidade profissional. A pesquisa qualitativa utilizou-se da metodologia da história oral de vida e da técnica de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. O referencial teórico recorreu a autores que discutem sobre as temáticas da memória, identidade e profissão docente, como Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014), dentre outros. As análises mostraram a vida, formação escolar e trabalho dos professores, dialogando com a história de uma comunidade da zona rural do sertão paraibano, concretizando memórias construídas no passado pelos relatos dos colaboradores. Assim, as narrativas coletadas fazem uma transmissão das vivências, tradições da comunidade e das experiências dos alfabetizadores, a partir da memória que conta as dificuldades, os sofrimentos e a vida em família de cada professor(a). Por fim, revelam a luta pela sobrevivência através dos trabalhos rural e profissional, que contribuíram para a construção identitária de cada um(a), construindo a si mesmo(a) por meio das trajetórias vividas, rememorando o meio social em que viveram no sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA