PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOANDERSON DE OLIVEIRA GOMES

DISCENTE: JOANDERSON DE OLIVEIRA GOMES
DATA: 29/03/2023
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: NARRATIVAS DOCENTES: AS PERFORMANCES DE PROFESSORES GAYS.
PALAVRAS-CHAVES: Professores gays, Performances, Homossexualidade. Estudos Culturais da Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O presente estudo investigou as performances de professores gays em um interior da Paraíba. Por meio de suas narrativas, o objetivo geral foi compreender como eles têm transitado no espaço educativo, e as performances que desenvolvem. Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa dos Estudos Culturais da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. São acionados no desenvolvimento da escrita de forma mais enfática os conceitos de gêneros e sexualidades, assim como a ideia das performances e performatividades depreendidas por Butler (2019, 2020a, 2020b, 2022) e Borba (2014). Para além dessa discussão, o texto se fundamenta nas contribuições de autores/as como Louro (2019, 2020), Junqueira (2013, 2022), Seffner (2011, 2013), Sell (2006), Miskolci (2020), entre outros/as que fomentaram a discussão aqui estabelecida. A pesquisa se configura do tipo qualitativa, realizada por meio do estudo de caso. Para tanto foram entrevistados seis professores que se autodeclaram gays e atuam em escolas públicas e/ou privadas da cidade de Mamanguape/PB. A partir das demandas oriundas desse trabalho utilizei como ferramenta de geração de dados a entrevista narrativa, e para análise recorri aos Núcleos de Significação. A pesquisa mostrou um cenário educativo ainda vinculado aos ditames da heteronormatividade, desse modo, duas situações foram detectadas de um lado docentes que afirmam a sua sexualidade, como forma de enfrentamento e conquista de novos espaços e de outro, professores que mantém suas sexualidades ocultadas, como forma de proteção frente ao preconceito e a discriminação. Foi evidenciado o discurso ainda presente nos muros escolares que privilegia a heterossexualidade, o que alerta sobre como a tomamos enquanto padrão de normalidade. Não sendo ela questionada ou indagada sobre seus processos constitutivos, da mesma forma que a homossexualidade é cobrada para dizer de si e se justificar, nessa direção, destaca-se a importância de que as pesquisas que tomam por objeto de estudo as sexualidades não heteronormativas, tencionarem as questões sobre a heterossexualidade, fazendo a norma falar, tirando-a de sua zona de conforto e provocando-as nas reflexões que desenvolvemos.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA