PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DANIELA SANTOS SUASSUNA

DISCENTE: DANIELA SANTOS SUASSUNA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cvr-wbhv-fci
TÍTULO: Percepção de professores sobre práticas pedagógicas para crianças com transtorno do espectro autista na Educação do Campo da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Educação do Campo; Práticas Pedagógicas; Transtorno do Espectro Autista.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A Educação do Campo e a Educação Especial são modalidades de ensino que juntas podem possibilitar o processo de ensino-aprendizagem das crianças com transtorno do espectro autista que vivem no campo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas e as conquistas e os desafios para a educação inclusiva de alunos com transtorno do espectro autista nas escolas do campo da Paraíba. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Foi feito um mapeamento geral do estado da Paraíba pelo censo escolar do ano de 2021 acerca das matrículas dos estudantes com transtorno do espectro autista nas escolas do campo e foi identificada que a 3ª Gerência Regional de Educação tem o maior número de matrículas. Assim, foram selecionados seis municípios para a realização da pesquisa, mas apenas dois aceitaram participar. O instrumento da pesquisa foi um questionário online, que foi aplicado com oito professores do ensino regular das escolas do campo desses municípios em uma reunião online pelo Google Meet, marcada previamente com os responsáveis da Secretaria da Educação dos dois municípios. Os resultados foram categorizados e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Foram analisadas as práticas pedagógicas na percepção dos professores e pautas importantes dentro de todo o conceito como a formação, avaliação, recursos pedagógicos, serviços de acessibilidade, dentre outros. Além disso, foi discutido sobre o que os professores mais consideraram como desafios e conquistas dentro da realidade e situação que enfrentam. Assim, foi possível identificar que a formação e os conhecimentos sobre o transtorno do espectro autista como também sobre a Educação do Campo foram os pontos que os professores tiveram mais dificuldade em comentar e descrever, como também a questão da dificuldade em relação à estrutura das escolas, a falta de materiais pedagógicos específicos e a falta de apoio escolar e familiar. Quando se tratou das conquistas, foi possível verificar que ainda existem professoras que superam as dificuldades dessa realidade e em suas condições tentam incluir a criança com o transtorno do espectro autista diante suas práticas pedagógicas. Notou-se que ainda existem carências, as escolas estão pouco preparadas para que os alunos com o transtorno do espectro autista se desenvolvam como cidadãos capazes de pensar, aprender, construir e tomar decisões. No entanto, foi possível notar que as professoras tentam realizar seu trabalho pedagógico com o que tem a disposição. Assim, é possível afirmar que muitas intervenções precisam ser desenvolvidas para que a inclusão na Educação do Campo e as práticas pedagógicas realizadas por esses professores sejam alcançadas.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA