PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE FERNANDES GADELHA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE FERNANDES GADELHA ALVES
DATA: 03/03/2023
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: TRANSBORDAMENTOS E (RE)EXISTÊNCIA: a atuação da Base Nacional Comum Curricular com/nos/dos praticantespensantes de uma escola pública de Campina Grande/PB
PALAVRAS-CHAVES: Políticas curriculares. Cotidianos. Teoria da atuação. BNCC.
RESUMO: A BNCC desde sua homologação em dezembro de 2017 apresenta-se como um documento normativo, de referência para a construção dos currículos escolares em todo o Brasil e que define competências e habilidades a serem desenvolvidas em toda a educação básica. Sendo a BNCC um currículo normativo, obrigatório, entendemos que sua materialização no cotidiano escolar é tensionada mediante a ação dos sujeitos, praticantespensantes, que cotidianamente, ressignificam, transbordam e constrói novos saberes, práticas outras que vão além do prescrito nos documentos oficiais. No intento de estudar o tema em foco, guiamo-nos pela seguinte questão: como os professores/as resistem ao currículo imposto pela Base Nacional Comum Curricular? A fim de responder a esta questão, definimos como objetivo geral compreender como os sujeitos praticantespensantes de uma escola pública anos inciais do ensino fundamental traduzem em suas práticas pedagógicas a Base Nacional Comum Curricular. O estudo em questão será desenvolvido à priori a partir de uma revisão de literatura a fim de conhecer o que temos publicado acerca do tema por autores do campo do currículo e dos estudos com os cotidianos. No tocante a perspectiva epistemológica, a pesquisa está assentada numa abordagem pós-estruturalista, na qual daremos centralidade aos sujeitos, visibilizando suas concepções, saberes e práticas tecidas no cotidiano escolar. Os aspectos teóricometodológicos que embasam a pesquisa envolvem os estudos dos/nos/com os cotidianos discutido por diversos autores (CERTEAU, 1994; FERRAÇO, ALVES, SOARES, 2018; OLIVEIRA, 2003; GONÇALVES, 2018), e a Teoria da Atuação, abordagem delineada por Stephen Ball (2012). Constitui-se de uma pesquisa documental, empírica de caráter qualitativo. Como instrumento de coleta de dados, utilizaremos o método conversas (SERPA, 2010; GONÇALVES, 2018), as quais ocorrerão em momentos previamente combinados, mas também, se darão, informalmente. Os sujeitos da pesquisa serão os professores/as, gestor/a e o pedagogo/a (supervisor/a ou orientador/a). Os dados serão analisados na intenção de compreender as resistências, usos e táticas, traduções que os sujeitos praticantespensantes realizam nos/dos/com os cotidianos frente a materialização do currículo oficial, na tentativa de responder as questões de investigação da pesquisa e os objetivos propostos.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA