PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA

DISCENTE: JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Sala on line (google meet) - link meet.google.com/kjb-uobn-mto
TÍTULO: Concepções de Ensino e Práticas Pedagógicas de Professores no Contexto das Salas de Aula Multianuais/Multisseriadas de Escolas do/no Campo.
PALAVRAS-CHAVES: Salas Multianuais/Multisseriadas. Educação do/no Campo. Concepções de Ensino. Práticas Pedagógicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: As concepções de ensino se apresentam nas práticas dos professores podendo contribuir com os processos pedagógicos que se desenvolvem em sala de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as concepções de ensino que permeiam os discursos e as práticas pedagógicas de professores de salas multianuais/multisseriadas de escolas do/no campo. Em termos metodológicos, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e de campo, de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. Foram selecionados como colaboradores da pesquisa três (03) professores que atuam em salas multianuais/multisseriadas de escolas do/no campo, lecionando com os anos iniciais do ensino fundamental, no município de Jucurutu/RN. Dessa forma observou-se a prática dos professores colaboradores de nossa pesquisa e colheu-se suas falas através das entrevistas com o intuito de angariar respostas para nossa questão problema. Para analisarmos os dados obtidos, utilizamos a técnica de análise documental e análise de conteúdo. Através da análise documental, analisamos do Plano Municipal de Educação – PME e do Projeto Político Pedagógico do centro rural que englobas as escolas foco do nosso estudo, procedeu-se ainda a análise de alguns recortes de planos de aula dos professores colaboradores. A análise de conteúdo nos possibilitou perceber através dos discursos de nossos colaboradores pontos e linhas interpretativas para associando as nossas observações e análise de documentos traçamos respostas para o nosso objeto de estudo. Diante da pesquisa desenvolvida, apontamos como achados, que as práticas pedagógicas dos professores são permeadas por mais de uma concepção de ensino, mas de que forma predominante uma específica se destaca em relação as demais e que essas proporcionam contribuições para o alinhamento do trabalho pedagógico do professor, no entanto, percebe-se uma necessidade de que essas concepções sejam melhor discutidas e assimiladas no contexto de salas multianuais/multisseriadas do/no campo. Conclui-se que as concepções de ensino contribuem com a relação teoria/prática tão necessária ao fazer docente, pois estabelecem uma relação de complementaridade em que as práticas fornecem elementos para discutir e ampliar a teoria e em contrapartida a teoria oferece subsídios para refletir criticamente sobre a prática, auxiliando na melhoria dessa.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO