PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAQUEL LEÃO DE BASTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL LEÃO DE BASTOS
DATA: 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/bjv-ziev-tst
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE O PENSAR E O FAZER DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DE CAJAZEIRAS – PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores e Currículo.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as principais concepções dos professores de História da EJA, da rede municipal de Cajazeiras – PB, acerca da Educação Popular e as relações dessas ideias com suas práticas didáticas cotidianas. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: discutir acerca do Ensino de História e suas influências historiográficas e pedagógicas para a formação de sujeitos transformadores da realidade social a partir do fortalecimento das consciências históricas; refletir sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; investigar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e a Educação Popular a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras e relacionar a História Local com possibilidades de aproximação entre o Ensino de História na EJA e a realidade dos educandos, dialogando saberes e significando a prática educativa. Nossa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, a partir de um viés exploratório e qualitativo, no qual buscamos descortinar nosso objeto recorrendo à entrevistas com cinco docentes de História da rede pública de Cajazeiras. Para complementar nossas análises, também procedemos com observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as). Como autores importantes para a construção do nosso trabalho, podemos apontar Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011), entre outros. Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, como no caso da Educação Popular, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso alinhado com os pressupostos da Educação Popular, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar. Diante dessas dificuldades, muitas experiências de ensino ainda se caracterizam em seu viés positivista e tradicional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo à Instituição - FABIOLA ANDRADE PEREIRA