PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GUILHERME WILLISGNTON TAVARES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME WILLISGNTON TAVARES PEREIRA
DATA: 28/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/qzq-yojx-kyz
TÍTULO: Práticas pedagógicas inclusivas para pessoas com deficiência em artigos científicos nacionais e internacionais
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. prática educativa. processo de ensino-aprendizagem. prática pedagógica inclusiva.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: No dinamismo educacional, a ideia de efetivação do processo de ensino-aprendizagem possui diferentes vertentes, sendo um de seus focos a possibilidade do desenvolvimento de uma boa prática pedagógica inclusiva que leve em consideração todos os atores educacionais influenciadores desta prática e o meio na qual a mesma está inserida. A partir de tal, que neste trabalho objetiva-se analisar práticas pedagógicas inclusivas específicas para pessoas com deficiência em artigos científicos nacionais e internacionais do Brasil, Chile e Portugal, e como específicos objetiva-se elencar práticas pedagógicas inclusivas exitosas, direcionadas às pessoas com deficiência verificadas em artigos científicos nacionais e internacionais, que estão sendo realizadas no Brasil, Chile e Portugal; e contrastar a contextualização local dos países selecionados com o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas inclusivas. O cumprimento dos objetivos propostos é realizado a partir do processo metodológico da pesquisa bibliográfica, seguindo-se uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa descritiva, utilizando-se, para isso, da publicação de artigos indexados nas bases de dados Scopus e REDIB, pesquisados entre os anos de 2015 e 2021, que possuem objetivos direcionados a descrever ou discutir sobre práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no Brasil, no Chile e em Portugal. Para o processo de análise utilizou-se como instrumento fundamentador os critérios da Análise de Conteúdo proposto por Laurence Bardin. A partir de tal, obteve-se um quantitativo de quatorze trabalhos analisados por meio de dez temas definidos através do processo de codificação dos artigos, que direcionaram-se a tratar sobre a prática docente, as relações entre professores, alunos e equipe multiprofissional, a utilização de recursos didático-pedagógicos diferenciados e a seleção de técnicas e estratégias utilizadas para o desenvolvimento da prática. Além destes, os temas ainda se direcionaram para a importância do planejamento, da autonomia do aluno e da adaptação de atividades no ensino, todos discutidos com base nas influências das políticas públicas de cada país no desenvolvimento de tais práticas pedagógicas. Com isso, percebeu-se que cada temática abordada e discutida possui sua importância individual, ao mesmo tempo que para uma prática pedagógica inclusiva ser considerada como exitosa a relação entre os diferentes temas é necessária, juntamente com o contexto no qual tais práticas ocorreram. Além disso, a cultura de cada país interfere diretamente na compreensão do que deve ser considerado uma prática pedagógica inclusiva exitosa, e que mudanças específicas são necessárias para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência. Portanto, vê-se a importância que há na relação dos diferentes temas aqui discutidos e analisados com base nos artigos científicos dos diferentes países, acrescido do desenvolvimento inclusivo de cada um deles, para que assim uma prática seja considerada uma boa prática pedagógica inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - ADRIANA ARAÚJO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - MARIA ELISABETE DA SILVA TOMÉ MENDES