PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA

DISCENTE: MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: meet.google.com/ucw-nhto-pje
TÍTULO: AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Ambientalização Curricular. Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Livro Didático. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: A ambientalização curricular é a inserção da dimensão ambiental na construção e efetivação dos currículos escolares, na busca de uma melhor relação entre a sociedade e a natureza. A pesquisa se constitui por meio do debate do campo conceitual e temático, tendo como objetivo geral analisar a inserção da dimensão ambiental presente nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental para que assim possam contribuir para vislumbrar a ambientalização do currículo. Com intuito de cumprir ao objetivo geral, apresentamos para tanto, os seguintes objetivos específicos: 1) localizar os conteúdos que tem relação com o meio ambiente apresentados nos livros didáticos selecionados; 2) analisar os textos, imagens e atividades que estão presentes nos livros didáticos selecionados; 3) apresentar possibilidades e orientações didáticas com base nos conteúdos identificados nos livros didáticos. Deste modo, o estudo corresponde metodologicamente a uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental, em que a análise dos dados se deu através da análise de conteúdo de Bardin (1977), seguindo, portanto a etapa da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados obtidos por meio das análises indicaram que os livros didáticos fazem menção a diferentes conteúdos ambientais, entre eles: características do meio ambiente em seus aspectos naturais e sociais; problemas ambientais; consumo e consumismo; e desenvolvimento sustentável. Além disso, constatou o uso de diversas propostas metodológicas para trabalhar os conteúdos tanto na sala de aula quanto na comunidade em que a escola está localizada. Assim, o estudo em tela tem importante contribuição para a produção acadêmica, estruturação de propostas para ambientalizar o currículo de instituições escolares, bem como para o planejamento pedagógico dos educadores que utilizam os livros didáticos de ciências em suas aulas.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO