PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLYNE LIRA URTIGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLYNE LIRA URTIGA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: meet.google.com/ezm-dghy-xtf
TÍTULO: CAPOEIRA COMO ELEMENTO COMPLEMENTAR DE EMPODERAMENTO AFRO-BRASILEIRO NA PRÁTICA DA LEI 11.645/2008 NA REDE DE ENSINO PUBLICO MUNICIPAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Capoeira. Empoderamento. Afro-brasileiro. Escola pública
RESUMO: O presente estudo propõe-se a realizar uma reflexão, que tem como objetivo geral analisar a contribuição da Capoeira no empoderamento na formação das crianças de do ensino fundamental em detrimento a Lei 11.645/2008, tendo como lócus as Escolas Municipais do da cidade de João Pessoa, PB, se baseando pelo material didático ofertados pelas escolas de ensino. O caminho metodológico passa por uma abordagem qualitativa, de caráter documental com métodos de procedimento descritivo. A temática é discutida perpassando pela história da escravidão e da capoeira, a criminalização e descriminalização da mesma, a ludicidade que é usada no ensino da capoeira como ferramenta na escola e sua importância na educação, e abordamos sobre a história e características da lei 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade de ensino da História de África e dos africanos trazidos para o Brasil, no currículo escolar de ensino fundamental e médio, resgatando historicamente o papel dos negros na construção e formação da sociedade brasileira, e analisamos como se dá a sua execução na escola municipal, nesta capital, situações, dificuldades e formas complementares no ensino de África e cultura afro-brasileira. Assim, a partir das reflexões apresentadas e discussões relevantes sobre temáticas raciais, afro-brasileiras e a importância da capoeira nesse cenário, abrindo margem às novas indagações sociais, além da busca pela efetiva educação que senha equidade no que tange ao empoderamento das crianças negras do ensino publico municipal da cidade de João Pessoa.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES