PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DO NASCIMENTO LEANDRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DO NASCIMENTO LEANDRO
DATA: 31/03/2023
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação
TÍTULO: EDUCAÇÃO E RACISMO INSTITUCIONAL: a (in)visibilidade do Movimento Negro na elaboração e implementação das políticas educacionais para a Educação Superior (2003-2013) na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO. MOVIMENTO NEGRO. POLÍTICAS PÚBLICAS. RACISMO. EDUCAÇÃO SUPERIOR.
RESUMO: A educação sempre esteve presente como reivindicação do Movimento Negro ora como pauta social ora como pauta política. E este presente trabalho dissertativo apresenta numa linha histórica e social como a população africana e afro-brasileira vem se desenvolvendo desde o período colonial em busca da reparação social, econômica e educação dos processos excludentes que vivenciaram e vivenciam no Brasil. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a participação do Movimento Negro paraibano na elaboração e implementação das políticas educacionais para a Educação Superior no período de 2003-2013 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E por objetivos específicos identificar, na UFPB, as políticas educacionais para a Educação Superior com recorte étnico-racial, no período de 2003 a 2013; discutir as modificações na LDB (1996) e Lei de Cotas com impacto na UFPB; e pesquisar sobre a participação do Movimento Negro paraibano no processo de elaboração e implementação das políticas educacionais para a Educação Superior com destaque para às políticas de acesso e permanência. Com isso partimos da hipótese que o Movimento Negro Paraibano é um sujeito educativo, porque esteve presente na mobilização para a inclusão das políticas educacionais e que o Movimento Negro Paraibano colabora com as políticas educacionais, mas possui limites devido ao racismo estrutural e institucional. Os caminhos investigativos da presente pesquisa irão transcorrer de forma qualitativa, dialética e exploratória com foco na delimitação entre as Políticas Educacionais e a Educação das Relações Étnico-Raciais. O Procedimento de análise será o materialismo histórico-dialético, elencamos a categoria dialética “possibilidade-realidade” discutindo as contradições entre o discurso proclamado e o silenciado para as análises dos resultados. Portanto, a reparação no campo educacional para a população afrodescendente que tanto o Movimento Negro em âmbito nacional e estadual, no caso o Movimento Negro Paraibano, que eles vêm reivindicando ao longo dos anos só pode ser angariado inicialmente com a Lei 10.639 de 2003 e a Lei de Cotas em 2012 e que estão sendo implementadas lentamente por influência do racismo estrutural e institucional. A lei 10.639 tornou obrigatório nas instituições de ensino a trabalhar a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Lei de Cotas Raciais proporcionou o acesso da população negra no universo das Universidades Federais e assim a pesquisar temáticas que envolvem o seu cotidiano.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO