PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUCELIA CAROLINE FERREIRA BRANDÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCELIA CAROLINE FERREIRA BRANDÃO
DATA: 26/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remota
TÍTULO: COORDENADORES(AS) PEDAGÓGICO(A) E O DIREITO À EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E MODOS DE AÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica; Direito à Educação; prática pedagógica, curso de pedagogia
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Orientação e Aconselhamento
ESPECIALIDADE: Orientação Educacional
RESUMO: A presente pesquisa está vinculada à Linha de Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e objetiva compreender as concepções e os modos de ação dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as - CoPs, como mediadores da aprendizagem e da garantia do direito à educação nas escolas públicas municipais de Educação Básica do município de Codó. O/a CoP desempenha duas funções principais com os/as professores/as na escola: criar e mobilizar espaços e dispositivos de formação, de acordo com as finalidades educativas que se fazem presentes no Projeto Político-Pedagógico da escola; e articular o trabalho coletivo na instituição, considerando a participação da comunidade escolar. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, ancorada em pressupostos do Materialismo Histórico-dialético, por considerar, no que tange ao campo educacional, a totalidade e historicidade dos fenômenos e dos sujeitos, a partir da compreensão de todas as suas mediações e correlações com o objeto investigado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e o questionário aplicado com três CoPs atuantes em diferentes escolas públicas dos Anos Iniciais situadas na zona urbana do município de Codó, no estado do Maranhão. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Categorial de Conteúdo de Bardin (2016) a partir das seguintes categorias: Funções e os Modos de ação do/a CoP; Concepções dos/as CoPs em torno do direito à educação; e a Formação da identidade profissional dos/as CoPs. Os dados apresentados revelaram que, as funções e os modos de ação dos/as Coordenadores/as Pedagógicos/as participantes da pesquisa, muitas vezes, ainda estão mais centralizados na supervisão de resultados de aprendizagem dos/as estudantes do que no acompanhamento ativo e participativo das ações elaboradas com/para os/as docentes. No que tange às concepções dos/as CoPs em torno do direito à educação, os dados apontaram que, uma das principais estratégias didáticas empregadas pelos/as docentes, com o aval dos/as CoPs, para assegurar a garantia do direito à educação ainda se restringe à participação e ao desempenho dos/as alunos/as nas avaliações de larga escala. Diante disso, a complexidade do trabalho dos/as CoPs deve considerado na elaboração dessas políticas e deve traduzir as situações e práticas que são inerentes à organização e articulação do trabalho pedagógico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo à Instituição - ALINE DAIANE NUNES MASCARENHAS
Externo à Instituição - KATIA PATRICIO BENEVIDES CAMPOS