PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JALMIRA LINHARES DAMASCENO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JALMIRA LINHARES DAMASCENO FERREIRA
DATA: 28/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/wyp-zoda-vtt
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE IMAGINAÇÃO E BRINCAR NO ESPAÇO PEDAGÓGICO DA BRINQUEDOTECA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Imaginação. Brincar. Brinquedoteca. Espaço pedagógico
PÁGINAS: 100
RESUMO: Discutimos nesse trabalho: um ensaio de tese, sobre imaginação, brincar, e espaço pedagógico. O contexto de investigação que criamos, nos colaca diante da problematização do fenômeno pedagógico pelo acontecimento. O que implica a construção de uma pesquisa cuja aprendizagem volta-se para o desenvolvimento de uma práxis científica que emerge da experiência de pensar sobre as condições da experiência na produção da pesquisa. Nessa aprendizagem, construímos como questão problema a pergunta: qual a relação entre imaginação e brincar no espaço pedagógico da Brinquedoteca do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba? Que viabilizou a elaboração da sequinte questão de tese: Brincar, atividade principal da criança, tem na situação imaginária sua manifestação. Na constituição da prática pedagógica com esses indivíduos, o espaço percebido pela imaginação consiste em um campo de experiência e conhecimento na elaboração do espaço pedagógico pelo professor. Configurando o objeto no campo da pesquisa pedagógica, buscamos uma abordagem de perspectiva ontológica, com base na filosofia imanente, do acontecimento em Gilles Deleuze e Féliz Guattarri (2007; 2004) e na pedagogia filosófica em Paulo Freire (1998, 2007, 2010). Nosso agenciamento se dá em deslocamento, nas conexões que realizamos na relação construída entre o pensamento sem imagem traduzido no conceito de rizoma (DELEUZE; GUATARRI, 1995) e a escuta, componente do diálogo (FREIRE, 2005), caracterizada como escuta dialógica, princípio de mediação didática. Nossos objetivos situam-se em compreender a relação enunciada anteriormente como objeto, especificando o desenvolvimento de uma discussão pedagógica sobre imaginação e brincar partindo das conceitualizações do espaço percebido pela imaginação proposto por Gaston Bachelard (2001; 2002) e na relação do brinquedo enquanto situação imaginária definida por L. S. Vigostki (2007; 2014). O arranjo metodológico proposto, tem no método da cartografia (PASSOS; BARROS, 2009) a referência para a produção de um diálogo entre aspectos da pesquisa de análise documental (CELLARD, 2008), da perspectiva da coautoria na pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2007) e a produção e análise de imagens (EGAS, 2018; SANTAELLA; NÖTH, 1997) no que estamos denominando de uma cartografia de imagens poéticas do brincar. Nesse sentido, no trato metódico, que forjamos na produção da pesquisa, a imaginação, enquanto criação de imagem assume um caráter conceitual e metodológico, constituindo-se conteúdo da escrita da análise cartográfica. O material analisado foi composto por registros fotográficos e escritos que compõem a documentação pedagógica do laboratório da Brinquedoteca, bem como um conjunto de cartas elaboradas em um processo de correspondência situado como instrumento na construção dos dados. As considerações iniciais desse processo, nos remontam a ideia do espaço pedagógico como um território expressivo, tratando na especificidade da captura do ser do sensível nas imagens das brincadeiras criadas pelas crianças, o espaço sentido e percebido pela imaginação como campo de experiência e conhecimento na elaboração do espaço pedagógico pelo professor.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA DE SALLES
Externo à Instituição - VALTER FERREIRA RODRIGUES