PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JAILTON FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILTON FERREIRA DA SILVA
DATA: 14/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: On-line, pelo google meet
TÍTULO: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA ESCOLA EDMILSOM BALTAZAR DE MENDONÇA NA COMUNIDADE DE TAUMATÁ, MARÍ-PB: APROXIMAÇÕES COM OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Escola do Campo. Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A presente pesquisa faz parte de um estudo de mestrado que tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas dos professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmilsom Baltazar de Mendonça na Comunidade de Taumatá, Marí-PB. A pesquisa apresenta as seguintes questões-problema: como são desenvolvidas as práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta unidade de ensino? As práticas se aproximam dos princípios da Educação do Campo? A proposta pedagógica e o PPP apresentam os princípios da Educação do Campo? O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas pedagógicas dos professores buscando identificar se nelas estão presentes princípios da Educação do Campo. Como objetivos específicos: identificar os princípios da Educação do Campo presentes nos documentos do Movimento Por uma Educação do Campo e nos documentos da política pública de educação do campo; analisar no PPP da Escola se os princípios da Educação do Campo são evidenciados e Investigar as práticas pedagógicas dos professores, e as ações desenvolvidas no cotidiano escolar para verificar se há a presença dos princípios da Educação do Campo. Como aporte teórico da Educação do Campo, temos: Caldart (2002, 2003, 2004, 2005, 2009, 2011 e 2012), Batista (2016) Costa (2019), Alencar (2015), Bizerra (2020), Vieiro e Medeiro (2018), com os quais buscamos afirmar que a educação deve estar enraizada historicamente na memória, no modo de vida e cultura de seu povo atendendo aos princípios da Educação do Campo. Na categoria práticas pedagógicas buscamos como referência: Batista (2016), Silva (2017), Souza (2005), Souza (2009) e Veiga (1992). A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa e para fins de construção de dados elegemos os seguintes instrumentos: a entrevista semi estruturada, a observação participante, e análise de documentos. Como base para analisar os dados gerados, nos aproximamos da análise de conteúdo de Bardin (2011), para podermos observar as práticas pedagógicas dos/as professores/as e documentos regulatórios da Educação do Campo. As análises das práticas pedagógicas nos permitiram compreender destacamos que na escola campo de pesquisa desenvolve práticas pedagógicas tradicionais mescladas práticas que seguem os princípios da Educação do Campo, pautadas na vida dos povos do campo como sujeitos construtores de conhecimentos, histórias que têm potencial de fortalecer a vida e as lutas camponesas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO