PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CICERO PEDROZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERO PEDROZA DA SILVA
DATA: 28/04/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO LEPS-CCHLA
TÍTULO: MEMÓRIAS DO ANTIGO COCO DE RODA: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações epistemológicas com a Educação Popular
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Coco de Roda; História Oral; Memória.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: O Coco de Roda é um encontro das pessoas consigo mesmas, fazendo com que estas se descubram, pois, o Coco tem o poder do encontro − com os outros, com a educação, com a política, com a natureza, com a ideia de cosmo, com as matrizes culturais, com a ancestralidade. O Coco de Roda é um brinquedo ancestral, é uma cantoria de trabalho, um patrimônio imaterial, assim como os mestres e mestras do Coco são patrimônios imateriais. E, quem dança o Coco é chamado de brincante. O presente estudo, MEMÓRIAS DO ANTIGO COCO DE RODA: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações com a Educação Popular, tem como objeto de investigação o Coco de Roda nos antigos encontros do Coco na praia de Jacumã, daí o denominarmos de Antigo Coco de Roda, o qual tem raízes em territórios quilombolas. Nosso objetivo central é compreender a origem e contribuição histórica, cultural, social e política do movimento do Antigo Coco de Roda no município de Conde-PB, observando seus processos de resistência e suas relações epistemológicas com princípios da Educação Popular. O problema da pesquisa foi definido tomando por base o seguinte questionamento: a partir da origem do Antigo Coco de Roda do município de Conde-PB é possível explicarmos os processos de resistência advindos dessa expressão cultural e suas possíveis conexões com a educação popular? Com a metodologia da História Oral e Memória, trazemos para o debate Bosi (1994), com a importância da memória para a sociedade; Meihy (2013), com o como fazer e o como pensar a história Oral; com Oliveira (2005), pelo viés das Revistas da Associação Brasileira de História Oral, e, o referencial teórico em Freire (2015), relendo e reescrevendo a pedagogia do oprimido como a superação da educação domesticadora por uma problematizadora/libertadora. Situada metodologicamente nos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, nos ancoramos em uma perspectiva teórico-crítica a partir da história oral e a memória em um lócus de investigação de muitas lutas e fatos sociais relevantes à história do município de Conde-Paraíba, especificamente em quatro territórios: os antigos quilombos de Gurugi e de Ipiranga, a Vila de Pescadores de Jacumã e o Assentamento rural Dona Antônia. Para a sua realização, os sujeitos da pesquisa são os brincantes do Antigo Coco de Roda no município de Conde-PB. Realizamos entrevistas durante três meses, com roteiro semiestruturado, acompanhando o uso de gravador; formulário para identificação do perfil dos entrevistados e análise documental, fizemos uma cobertura fotográfica e utilizamos como fontes as músicas dos cocos, as fotos e os vídeos antigos, que nos remetem à origem do Coco de Roda no município. Com uso da história oral e memória, desenvolvemos uma análise crítica a partir da observação sistemática, para melhor interpretar a realidade dos envolvidos nessa pesquisa. No geral, os resultados revelaram que o movimento da Cultura Popular do Coco de Roda sempre esteve presente nas lutas e nas conquistas da reforma agrária nos territórios pesquisados, e que, da brincadeira à resistência, o Coco de Roda permanece vivo na memória das pessoas. Assim, a tese aqui defendida é a de que o Antigo Coco de Roda reflete não só processos históricos de resistência popular, como há, nele, relação epistemológica com princípios da Educação Popular.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO