PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANA CLARA DA SILVA NASCIMENTO

DISCENTE: ANA CLARA DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 25/04/2023
LOCAL: On-line, pelo google meet
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DAS INFÂNCIAS CAMPONESAS PARA UMA EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação do Campo. Infância Camponesa. Escola do Campo.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: O trabalho emerge a partir da triangulação de três categorias: a Infância Camponesa, a Educação do Campo e a Educação Popular e tem como objeto de investigação as Infâncias Camponesas e suas perspectivas sobre a vida no campo. Elegemos como objetivo geral compreender as configurações da vida no campo e as infâncias camponesas a partir da percepção das crianças. A pesquisa foi guiada pelos seguintes objetivos específicos: destacar as imagens que as crianças têm sobre a infância no campo; definir a visão das crianças sobre a escola e o assentamento; identificar as brincadeiras, afazeres que as crianças vivenciam no cotidiano no campo e na escola. Nossa pesquisa se baseou metodologicamente nos princípios da Educação Popular do Campo, buscando, como realça Freire (1967), um método ativo, dialogal, crítico e criticizador. O trabalho deu-se por uma abordagem qualitativa, realizamos procedimentos como: estudo da arte, estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: No prisma teórico-metodológico, este trabalho se fundamentou na abordagem da Sociologia da Infância da América Latina, um campo cientifico o qual afirma que as crianças são capazes de realizar interações e dar sentido às suas ações, como sujeitos sociais, como seres ativos capazes de construir, transformar,(re)inventar e reconhece que as crianças não são universais, compreendendo que as crianças da América Latina possui pautas e interesse inerentes as suas realidades. Os sujeitos da nossa pesquisa são vinte (20) Crianças Camponesas estudantes da turma multisseriada de 3º, 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da escola do Assentamento Chico Mendes I. O campo da Educação Popular do Campo é um território com especificidades e modos de vida próprios e diversificados, o que vai redundar em infâncias que guardam diferentes características e formas de vida, modos de pensar e viver. As crianças expressam as questões sociais dos espaços de vivência nos quais se inserem, fazem do campo um lugar de presença à rotina das crianças é dividida em tarefas junto com a família, a escola, a igreja e o Movimento. Seus afazeres de estudar, ajudar dos pais e cumprir obrigações no Assentamento são mediados de brinquedos e brincadeiras, sob essa ótica da ludicidade, as crianças do campo produzem capital agrário e uma cultura no território camponês.
Externo à Instituição - DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE