PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RUTH BARBOSA DE ARAUJO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH BARBOSA DE ARAUJO RIBEIRO
DATA: 26/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO, FIGURAÇÃO E PODER: A PROFISSÃO DE APOIO ESCOLAR NA MODALIDADE CUIDADOR/A EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.
PALAVRAS-CHAVES: Profissão. Profissional de apoio escolar. Elias. Teoria dos processos
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: RESUMO A tese que segue encontra-se inserida na linha dos Estudos Culturais da Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação / PPGE, da Universidade Federal da Paraíba. A mesma tem como objetivo compreender por meio de análise bibliográfica e editais de Concurso Público direcionados ao profissional de apoio escolar (o cuidador) o desenvolvimento da construção dessa profissão no âmbito da Educação. O profissional de apoio escolar, hoje, caracteriza-se como aquele que auxilia/cuida de crianças e de jovens com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), exercendo atividades de alimentação, higiene e locomoção. Assim como também atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário. No entanto, a ação do cuidar da criança com ou sem NEE, não é uma atividade recente, cuidados já aconteciam nas mais diversas sociedades em diferentes épocas. Na historiografia da Educação brasileira, por exemplo, encontramos no XVI, padres Jesuítas que construíram espaços para acolher e cuidar de crianças ameríndias que ficavam órfãos, após batalhas vivenciadas por seus pais junto aos colonizadores. Ou até mesmo o período industrial com diversos projetos para primeira infância atrelados a educação assistencialista. Nesse sentido, a investigação se caracteriza como bibliográfica por intermédio da teoria dos processos (2006), a qual refere-se a transformações amplas, contínuas, de longa duração. Tendo como precursor o Sociólogo Norbert Elias. No tocante a metodologia dessa investigação, classifica-se como uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, fundamentando-se no estudo de editais, usando a teoria de análise dos conteúdos proposto Bardin (1977). Desse modo, compreendemos que essas fontes fazem parte de uma criação desenredada junto a uma tecitura de observação, análise, reflexão, que são distribuídas na interpretação dos fenômenos investigados e nos fazem chegar a resposta do objetivo aqui proposto.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE
Externo à Instituição - MAGDA CARMELITA SARAT OLIVEIRA