PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CLEOMAR MACIEL DE ARAÚJO VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEOMAR MACIEL DE ARAÚJO VIEIRA
DATA: 21/06/2023
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: COORDENAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: uma análise dessa relação em escolas estaduais do Vale do Jaguaribe-CE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Coordenação Escolar. Avaliações em Larga Escala. Atuação. Prática Profissional. Formação Docente.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: RESUMO: Esta tese aborda as possíveis interferências das avaliações em larga escala na atuação dos coordenadores pedagógico/escolares das escolas de ensino médio da rede estadual cearense. Entre as avaliações aplicadas no estado, destaca-se o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), criado pela rede em 1992 e atualmente com papel de destaque e até de supremacia em relação a outras avaliações externas, inclusive as nacionais como as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Devido a uma forte política de responsabilização e publicização dos resultados, o SPAECE ganhou importância entre as escolas do Ceará e seus profissionais da educação. Um desses profissionais é o coordenador escolar. Nesse sentido, esta pesquisa se volta ao trabalho da coordenação em uma das vinte e uma regionais de educação do Ceará, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 11), localizada no Vale do Jaguaribe-CE. A questão que norteia o estudo é: Que relações podem ser estabelecidas entre os resultados de aprendizagem das escolas da CREDE 11 com melhores desempenhos no SPAECE e as práticas pedagógicas de seus coordenadores escolares, especialmente as relacionadas à formação de professores em serviço? Dessa forma, o argumento da tese é que as escolas com bons resultados no SPAECE incorporam a avaliação em sua prática cotidiana e suas atuações ou comportamentos se direcionam a procurarem atingir os melhores resultados, seja pelo reconhecimento público junto à comunidade escolar ou mesmo pelos incentivos financeiros dados pelo governo estadual. Em suma, suas práticas são reduzidas às ações que podem produzir bons indicadores na avaliação. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar o trabalho da coordenação escolar das duas melhores escolas da CREDE 11 no SPAECE, tendo como foco as suas práticas pedagógico-formativas e como estas podem estar relacionadas ao bom desempenho dos alunos dessas instituições na avaliação estadual de larga escala. Como objetivos específicos pretende-se compreender como se estrutura a rotina pedagógica das duas melhores escolas da CREDE 11 no SPAECE e como a coordenação escolar atua nestas questões; investigar os espaços ocupados pelo SPAECE nas agendas formativas e na prática dos coordenadores; identificar como os discursos e fazeres dos coordenadores estão permeados pela busca/manutenção dos bons resultados na avaliação estadual em larga escala e até que ponto se sentem responsáveis pelos resultados de suas instituições. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e está dividida em duas etapas. A primeira, já realizada, foi uma pesquisa bibliográfica e documental para um resgate histórico e conceitual da coordenação, especialmente a do Ceará, visando compreender como as avaliações surgem no contexto do profissional e o atravessa. A segunda etapa, se dará em forma de entrevista semiestruturada com os coordenadores das escolas selecionadas e ocorrerá após a qualificação. Os procedimentos teórico-metodológicos da investigação estão fundamentados no materialismo histórico-dialético. Portanto, para análise dos das informações obtidas serão utilizadas algumas de suas categorias. Pelo que pode ser observado até o momento, as avaliações influenciam na prática da escola, mas, não está evidente como isso ocorre, sobretudo com a coordenação, nos desdobramentos de suas práticas.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA