PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DEBORA DE OLIVEIRA LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA DE OLIVEIRA LOPES
DATA: 30/06/2023
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: EXPANSÃO, DEMOCRATIZAÇÃO E EFICIÊNCIA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE EM PERSPECTIVA COMPARADA
PALAVRAS-CHAVES: Expansão. Democratização. Eficiência. Universidades Federais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: O presente estudo tem como tema a expansão, democratização e eficiência de Universidades Federais da região nordeste. O objetivo geral da presente investigação consiste em analisar comparativamente as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de maior porte da região e compreender como se deu o seu desempenho diante das políticas públicas de expansão e democratização a que foram submetidas desde o ano de 2007. As IFES têm enfrentado medidas que têm dificultado sua expansão, seu pleno funcionamento e sua autonomia, evidenciando assim a importância do completo aproveitamento do período favorável à expansão e democratização das IFES vivido em 2007 e anos seguintes. Questiona-se, portanto, se as IFES do Nordeste foram consideradas eficientes durante esse período. Nesse sentido, através de uma revisão de literatura e pesquisa documental, discorreu-se sobre expansão, democratização e eficiência, evidenciando as políticas de avaliação das IFES. E com base em dados obtidos junto ao Tesouro Gerencial, CAPES, MEC e Relatórios de Gestão das universidades disponibilizados pelo TCU, realizou-se a análise desta pesquisa. Para tanto, foi utilizado a Análise Envoltória de Dados – DEA, sob o modelo CCR que trata de retornos constantes de escala, usando indicadores de gestão estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União como inputs e outputs. Os resultados alcançados da fronteira de eficiência determinaram que das nove universidades estudadas, apenas duas foram consideradas eficientes durante todo o período analisado. O modelo DEA propôs metas e alvos necessários para que as IFES ineficientes alcançassem a fronteira de produção com base nos resultados apresentados pelas IFES eficientes, aqui consideradas benchmarks.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES