PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAVIO SILVA VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAVIO SILVA VASCONCELOS
DATA: 21/06/2023
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA PARA ALÉM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Educação da Infância. Ontologia. Pedagogia Histórico-Crítica.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a educação da infância a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), numa perspectiva que ultrapasse os limites da legalidade normativa idealista, expressa nos textos da lei da educação brasileira, com vistas a uma compreensão ontológica da realidade educacional concreta da criança concreta, tendo por base os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para o melhor desenvolvimento dessa temática, colocamos como problemas de pesquisa as seguintes indagações: 1) Quais fundamentos filosóficos e políticos orientam a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil? 2) É possível construir uma alternativa educacional que, mesmo se inserindo numa perspectiva contra-hegemônica, possa superar a atual proposta vigente para a Educação Infantil? O desenvolvimento desse estudo baseou-se nos aspectos metodológicos do materialismo histórico-dialético, a partir de estudos teóricos, revisão bibliográfica (textos, artigos, dissertações, teses e livros) e análise documental (dispositivos legais e documentos oficiais), com enfoque qualitativo. As categorias de análise: ontologia, ser da infância, educação da infância e sujeito-proletário do futuro, partem de uma realidade sóciohistórica situadas no debate acerca da sociabilidade humana no modo de produção capitalista. Dada a natureza dessa investigação, foi necessário recorrer ao seguintes referências: Marx (2004; 2011; 2017), Marx e Engels (2007) Lukács (2012; 2013), Mészáros (2011; 2021), Gramsci (2001; 2017), Ponce (2000), Saviani (2005; 2012; 2015), Duarte (2012; 2013), Ariès (2022), Hermida (2007; 2008), entre outros. Os resultados são definidos da seguinte maneira: na forma social vigente a educação é compreendida como instrumento de produção e desenvolvimento econômico. A constituição das subjetividades dos indivíduos a partir da escola, desde a tenra idade, parte do pressuposto da formação da capacidade produtiva para o trabalho alienado, tomando como elementos os conhecimentos, competências e habilidades que são eficazes para a manutenção da dinâmica hegemônica do capital. É neste sentido que a BNCC, especificamente a etapa da educação infantil, projeta no ser da infância o sujeitoproletário do futuro. Dessa forma, a Pedagogia Histórico-Crítica, possui os supostos ontológicos de compreensão da sociabilidade do capital e os fundamentos da crítica de superação revolucionária da concepção de educação burguesa.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES