PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES PEREIRA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES PEREIRA DE LIMA
DATA: 05/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/syk-idmu-gzx
TÍTULO: ATUAÇÃO DA MICROPOLÍTICA EDUCAR PRA VALER NO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAMANGUAPE-PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Educar pra Valer. Língua Portuguesa. Município de Mamanguape.
RESUMO: Esta pesquisa se propõe abordar a atuação de uma micropolítica, intitulada Educar pra Valer (EpV), que é um programa da Associação Bem Comum (ABC), tendo com apoiadora a Fundação Lemann. Essa micropolítica foi implementada na rede pública municipal de ensino na cidade de Mamanguape na Paraíba nos anos iniciais do Ensino Fundamental no ano de 2019, consistindo em avaliar, diagnosticar e melhorar os índices de rendimento dos estudantes que tinham defasagem de aprendizagem na leitura por quaisquer motivos. Esses índices são constatações que servirão para afirmação se essa micropolítica está, de fato, melhorando ou se ela está sendo uma política a mais dentro de uma rede de ensino que tem várias políticas, e nesse sentido, sobrecarregando, ainda mais, os professores em suas rotinas escolares. A pesquisa será realizada no primeiro semestre de 2023, por intermédio de um questionário destinado aos professores das turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental dos anos iniciais que lecionaram com essas turmas em 2022. A análise terá como objetivo principal, verificar se houve melhoria no processo de aprendizagem desses estudantes no componente curricular de Língua Portuguesa, uma vez que o programa foca, prioritariamente, na formação do leitor fluente ainda nos anos iniciais. A pesquisa obterá resultado após a análise dos questionários respondidos por professores dos 5º anos que atuaram em 16 (dezesseis) escolas distintas ou não, uma vez que em algumas dessas escolas havia mais de uma turma do 5º ano, inclusive em turnos também distintos ou não, nesse mesmo ano. Nessa perspectiva, iremos analisar se os estudantes dos 5º anos conseguiram atingir os objetivos propostos pelo programa Educar pra Valer, que é a formação do leitor fluente ainda nos anos iniciais, preferencialmente até o 3º ano do Ensino Fundamental, e nesse sentido, se desenvolveram atividades propostas, demonstrando um melhor aproveitamento em Língua Portuguesa no decorrer, bem como até o fim do ano letivo de 2022. Concluiremos esta pesquisa a partir dos resultados das análises por intermédio dos seguintes questionamentos: no que se refere ao componente curricular Língua Portuguesa, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais no ano de 2022, todos ou a maioria conseguiram o título de leitores fluentes, isto é, leem e compreendem o texto lido? Ou continuaram do mesmo jeito antes da implementação do Educar pra Valer, uma vez que o programa faz uso do teste diagnóstico de leitura. Os estudantes conseguiram desenvolver as competências e habilidades como ler e identificar os tipos de textos e gêneros textuais ou literários? Sabem a finalidade do texto lido? Leem os textos e localizam informações explicitas nos textos lidos? Inferem informações implícitas nos textos lidos? Nas avaliações propostas pelo calendário escolar, principalmente no último bimestre de 2022, uma vez que eles foram contemplados durante todo o ano letivo com a atuação da micropolítica Educar pra Valer, as notas desses estudantes foram satisfatórias? A partir das respostas dadas pelos professores, que são os sujeitos participantes desta pesquisa poderemos concluir se por intermédio desse programa os estudantes serão mais bem-sucedidos quando ingressarem no 5º ano do Ensino Fundamental-anos iniciais, uma vez que haviam rumores por parte dos professores dessas turmas sobre os estudantes que ingressavam nas turmas dos 5º anos sem o mínimo de conhecimentos para prosseguirem, satisfatoriamente, em sua vida acadêmica. Com isso, busca-se mostrar o cenário construído pelo programa Educar pra Valer nas escolas públicas do município de Mamanguape na Paraíba.
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA