PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 28/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: DEDO NO C*RRÍCULO E GRITARIAS COTIDIANAS: ASSOMBRAÇÕES MONSTRUOSAS E CLANDESTINAS NOS/DOS/COM GÊNEROSSEXUALIDADES DESVIANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gênerosexualidades, Currículos, Cotidianos, Desvio, Pedagogia.
PÁGINAS: 110
RESUMO: As trincheiras estão sendo atacadas constantemente e o terreno é povoado de pessoas que lutam permanentemente para fazer proliferar a vida e sobreviver diante do conservadorismo que se movimenta de forma aguda em nossa sociedade. Esgarçar, tensionar, corromper, perturbar, bagunçar, brincar, zoar, desconstruir, descentrar, dispersar e desafiar a norma, esses são investimentos que este manifestotese pretende fazer para conversar com o curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e seus atravessamentos cotidianos de gênerosexualidades. As questões que envolvem gênerosexualidades desde muito tempo se configuram como uma preocupação emergente de muitas áreas do conhecimento, que a fim de esquadrinha-las, denunciam aquilo que de algum modo se desviam a norma heterocentrada. Sendo assim, esta tese objetiva visibilizar os tensionamentos de gênerosexualidades desviantes narrados a partir das vivênciasexperiências pelos/as estudantes do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba. Esse manifestotese se inscreve no âmbito das teorias pós-estruturalistas e se vincula ao campo dos Estudos Culturais da Educação, das Políticas Educacionais, dos estudos de gênerosexualidades, da teoria queer, dos estudos com currículo e das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Metodologicamente, se filia às pesquisas nos/dos/com cotidianos como aposta teóricometodológica e elege às conversas como potência criativa de vida e de diálogo com os sujeitos ordinários da pesquisa. Em tempos, conversar com o curso de Pedagogia tem me feito pensar que diante dos ataques que tornam algumas vidas mais ou menos vivíveis que outras, e que se alimenta de ódio e de desejo de aniquilação das diferenças, em detrimento de seus gênerosexualidades, é preciso reagir e criar táticas de enfrentamento ao obscurantismo epistemológico da modernidade criando movimentos, que enredados a resistência, possam esperançar e fazer das diferenças um meio de produção de um mundo menos desigual.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS
Externo à Instituição - PRISCILA GOMES DORNELLES
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FERRAÇO
Externo à Instituição - MARIA LUIZA SÜSSEKIND VERISSIMO CINELLI
Externo à Instituição - ALLYSON CARVALHO DE ARAÚJO