PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALINE PRAXEDES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE PRAXEDES DE ARAUJO
DATA: 31/07/2023
LOCAL: PPGE - Google Meet - https://meet.google.com/tqg-swuj-fqb
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO PELA DECOLONIALIDADE DE GÊNERO: VIVÊNCIAS DAS EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA PRONERA/UFPB (2015-2019)
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. PRONERA. Educação Popular. Narrativas Biográficas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A presente tese, vinculada a Linha de Pesquisa de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), tem como escopo as narrativas biográficas das egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia (2015-2019), pelo Programa Nacional da Reforma Agrária (PRONERA), desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Educação. O objetivo geral consiste em reconhecer indícios da decolonialidade de gênero presente nos processos formativos do curso de Pedagogia PRONERA/UFPB (2015-2019) na vida das egressas por meio das narrativas biográficas. Desdobramos a nossa pesquisa por meio dos seguintes objetivos específicos: apresentar a percepção das colaboradoras acerca da Educação do Campo; compreender as narrativas biográficas das colaboradoras a partir dos contextos social e cultural; perceber os sentidos que a formação no ensino superior assume ao longo de suas histórias de vida. O referencial teórico entra em consonância com a Educação Popular, o debate decolonial de gênero e a História Oral, além de estabelecermos um diálogo com a legislação educacional da Educação do Campo. Dialogamos com autoras e autores como Brandão (1994), Paludo (2013), Alheit (2011), Caldart (2012), Freire (2014), Lugones (2014), Meihy (2020), Mignolo (2008), Tardin (2012), Walsh (2005), entre outras e outros. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica, documental e as entrevistas semiestruturadas com as nove egressas do referido curso. Observamos que as experiências e os conhecimentos proporcionados ao longo do curso promoveram o fortalecimento da identidade camponesa em nossas colaboradoras, o que possibilitou a transformação acerca de suas concepções sobre o campo e sobre si mesmas. Assim, a presente tese contribuiu para a avaliação das contribuições de uma política pública de Educação do Campo em que observamos sua importância histórica e social para garantir o direito de acesso e permanência dos povos atendidos pela Educação do Campo no ensino superior.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 503.793.994-15 - MARIA DA CONCEICAO MARIANO CARDOSO VAN OOSTERHOUT - UFCG
Externo à Instituição - PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO