PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PIÊTRA GERMANA CARVALHO DE ANDRADE PORPINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PIÊTRA GERMANA CARVALHO DE ANDRADE PORPINO
DATA: 28/07/2023
LOCAL: sala: http://meet.google.com/rgg-zedr-nsf
TÍTULO: Ensino superior e a política de federalizações: o caso da Universidade Federal da Paraíba (1960-1964)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Federalização. História da Educação.
RESUMO: É consenso a importância crucial do ensino superior para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Atualmente, a configuração do ensino superior nacional pode ser caracterizada pela coexistência do público e privado e a nítida desigualdade de qualidade entre os dois (NEVES e MARTINS, 2016). Enquanto a rede de educação superior privada corresponde a 87,6% das instituições de ensino superior (IES), as IES públicas constituem 12,4% do total, das quais 4,8% estão organizadas como universidades (BRASIL, 2022). É possível remontar este processo de passagem de IES públicas e privadas para a responsabilidade da União e a constituição de uma rede federal de ensino superior ao século passado. Dentre as ações que contribuíram para a formação de um ensino superior universitário e federal, destaca-se a política de federalizações. No sentido de lançar luz sobre este fenômeno educacional, esta dissertação tem como objetivo geral apreender os significados e efeitos da federalização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situando-a no contexto nacional de expansão/integração do ensino superior ocorrido na década de 1960. Para isso, foi realizado o levantamento das repercussões administrativas e pedagógicas que o processo de federalização imprimiu na UFPB, e a análise dos discursos sobre a sua federalização, examinando o componente ideológico em torno das concepções de uma “universidade federal”. Para realizar este estudo utilizou-se como base: os documentos oficiais da instituição (regimentos, estatutos e leis), a imprensa do período (A União e Correio da Paraíba), palestras proferidas na UFPB e entrevistas realizadas no âmbito do Projeto “História da UFPB”. Essas fontes foram coletadas em quatro acervos: Arquivo Central (UFPB); Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR/UFPB); A Fundação Casa de José Américo (FCJA) e o Arquivo Histórico do Estado da Paraíba na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC). As fontes investigadas foram analisadas sob a ótica do materialismo histórico-dialético aplicado ao estudo das instituições educacionais (BITTAR e FERREIRA JR, 2009; NOSELLA e BUFFA, 2005) e utilizou-se as contribuições do círculo de Bakthin (BAKTHIN, 2006; BRAIT, 2005) para análise dos discursos trabalhados. Acredita-se que este trabalho é relevante por projetar luz sobre um fenômeno educacional fundamental para a expansão do ensino superior público, gratuito e federal e oferecer valiosas contribuições acerca do componente ideológico que permeava o projeto democrático da Terceira República para o ensino superior.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO