PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEAM FELIPE LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEAM FELIPE LIMA SANTOS
DATA: 27/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/gkw-dgme-ruw
TÍTULO: PARÂMETROS E INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO PRÁTICA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DA DIMENSÃO AFETIVA: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE ECOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica. Ensino de Biologia. Conhecimento Ecológico. Transformação Social. Afetividade.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os parâmetros e indicadores de Alfabetização Científica a partir da perspectiva da transformação social de Valadares (2021) e da dimensão afetiva nos livros didáticos do 3° do Ensino Médio, especialmente, nos conteúdos que versam sobre os conhecimentos ecológicos. Nas duas últimas décadas do século XXI, temos acompanhado uma série de problemas relacionados a crise ambiental, política e sanitária da COVID-19, violação dos direitos, circulação em massa de desinformação. Diante disso, muito tem se pensado acerca do Ensino das Ciências/Biologia neste século, sua função no currículo escolar e na sociedade, sobretudo de que modo ele pode contribuir para uma formação científica mais humanizada, crítica e transformadora. Considerando tais transformações sociais, surge a urgente necessidade da implementação de um Ensino de Biologia a partir da perspectiva da Alfabetização Científica proposta por Valladares (2021) e reafirmada por Silva e Sasseron, (2021). Não somente, consideramos importante uma AC que se comprometa, também, com o desenvolvimento afetivo do sujeito que acessa a escola, já determinado pelas DCNEM (1998), PCNEM (1999) e BNCC (2018). Os conhecimentos ecológicos se trabalhado a partir de uma AC atualizada para nosso tempo juntamente com uma formação afetiva, pode contribuir para a mudança social que tanto sonhamos, no entanto, para isso, o livro didático que é um recurso pedagógico potente bastante utilizado por professores e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem nas escolas de todo Brasil deve acompanhar as transformações e ser constantemente atualizado para alcançar os objetivos supracitados. A metodologia adotada foi baseada na Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011), na qual definiu-se as categorias para identificar os verbos e termos de ação nas unidades temáticas relacionadas ao conhecimento ecológico. Salienta-se, que foram escolhidas para análise a coleção aprovada pelo PNLD 2021 para o Ensino Médio, em específico a coleção “Moderna Plus: Ciências da Natureza e suas Tecnologias” por ser a mais utilizada em toda rede estadual da Paraíba, conforme a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. A análise dos dados, por sua vez, baseou-se na perspectiva teórica de Shen (1975), Silva e Sasseron (2021) e Pizarro (2014), que discutem em seus trabalhos sobre os elementos fundamentais para implementação de uma AC para o nosso tempo e, Bento, Junior e Rossi (2022) com suas contribuições acerca das dimensões socioemocionais definidas na BNCC (2018). Inicialmente, com base no material analisado, identificou-se e caracterizou-se como o conhecimento ecológico se faz presente nas coleções e como as atividades, textos e imagens que compõem essa unidade temática podem contribuir ou não com uma AC comprometida com a transformação social e com o desenvolvimento afetivo.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO