PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE ALVES CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANE ALVES CHAGAS
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Remoto
TÍTULO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A TECNOLOGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA: a estratégia da privatização da educação pública
PALAVRAS-CHAVES: Políticas educacionais. Democracia. Gestão democrática. Teoria do discurso.
RESUMO: O Programa de Educação Integral do Estado da Paraíba tem um modelo de gestão educacional concebido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), organização privada, que é intitulado Tecnologia de Gestão Educacional (TGE). Esse modelo de gestão tem sido preconizado nas escolas integrais da rede estadual desde o ano de 2015, ano de criação do modelo de educação integral desse Estado. Atualmente, trezentas e duas escolas paraibanas estão submetidas a TGE que é oriunda de uma organização privada. Nessa perspectiva, temos uma problemática bastante relevante: as orientações para a gestão escolar propostas pela TGE nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) promovem a gestão democrática nessas comunidades escolares? Refletindo acerca desse problema, partimos da perspectiva de que nas Escolas Cidadãs do estado da Paraíba, é difundido um modelo de gestão escolar que se ancora em princípios de gestão advindos da iniciativa privada, que por sua vez estão alinhados à lógica neoliberal e não condizem com a efetivação da gestão democrática proposta pela legislação educacional brasileira. Esta tese tem como objetivo geral analisar como a TGE, proposta pelo ICE, concebe a democracia e a gestão democrática que deve ser atuada nas ECIT da rede estadual da Paraíba. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa em educação foi desenvolvida tendo enquanto método de procedimento o estudo de caso, na perspectiva de tornar a pesquisa “mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos menos abstratos”, como trazem Lakatos & Marconi (2003). Seu caráter exploratório, assim como a análise de documentos e da pesquisa bibliográfica serão fundamentais para o tratamento investigativo, analítico e qualitativo do material coletado a partir das entrevistas com os membros da comunidade escolar que seguem os trâmites éticos necessários para sua realização. Além disso, utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (BOWE; BALL; GOLD, 1992) e a Teoria da Atuação (Theory of policy enactment) (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016) combinados à Teoria do Discurso (LACLAU e MOUFFE, 1985), uma vez que nos apoiamos na compreensão de política enquanto discurso. Essa ferramenta teórico-metodológica será utilizada na perspectiva de ampliar as discussões, na busca pela análise e compreensão dos discursos constituídos pelos atores da política investigada. O texto apresentado no exame de qualificação da pesquisa é constituído de capítulo introdutório com contextualização da problemática de pesquisa, delimitação dos objetivos, estado da arte, metodologia e caracterização do campo de pesquisa; bem como dois capítulos com discussão dos principais conceitos e campos teóricos.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA