PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALBERTO JOSE FERREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO JOSE FERREIRA DE LIMA
DATA: 28/03/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: TEORIA FUNDAMENTADA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E PADRÕES PARA O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO NO ÂMAGO DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria fundamentada; Construção de Teoria; Cultura da Convergência.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: Teoria Fundamentada é uma metodologia popular usada na pesquisa em educação. Ela envolve o desenvolvimento de teoria “fundada” e construída a partir de dados sistematicamente coletados e analisados por meio de métodos qualitativos. Mas pouco se sabe sobre os processos conceituais e metodológicos empregados no desenvolvimento de pesquisas em educação, conduzidas com a teoria fundamentada, em nível de doutorado no Brasil. Este estudo teve como objetivo analisar o estado da construção teórica presente em teses de doutorado conduzidas com a teoria fundamentada que foram desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, defendidas no período de 2018 a 2022 e publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O paradigma de investigação interpretativo-construtivista, escolhido para esse estudo, incorporou minha perspectiva ontológica, epistemológica e metodológica e forneceu a orientação geral da pesquisa. A estratégia de investigação qualitativa denominada teoria fundamentada construtivista foi utilizada na condução do estudo. O campo empírico de investigação foi a BDTD. Os dados foram selecionados por meio de consulta à BDTD com o termo “grounded theory”. A análise dos dados foi realizada com alguns métodos da teoria fundamentada construtivista. Os achados indicam que muitas teses de doutorado não contribuíram para o desenvolvimento de teoria, usam a teoria fundamentada de forma indistinta e ambígua, indicam claramente qual variante da teoria fundamentada é usada e não fornecem detalhes metodológicos suficientes para uma avaliação rigorosa. Nesse sentido, a compreensão é de que são incipientes os usos de construção teórica e metodológica da teoria fundamentada na pesquisa educacional no Brasil. Algumas considerações pontuais são sugeridas para aumentar o nível de teorização em estudos de teoria fundamentada em educação.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA