PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA D'ANGELA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA D'ANGELA DE LIMA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: meet.google.com/hbb-jymy-exg
TÍTULO: Manual do Estudante de Latim (1855), de Joaquim da Silva: O ensino latinista na Paraíba do Norte
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Manual. Latim.
RESUMO: O presente trabalho dissertativo tem como propósito abordar o ensino de Latim na Paraíba, por meio da análise do livro escolar no século XIX, o Manual do Estudante de Latim. O ensino da língua esteve presente desde o início da educação brasileira e foi de extrema importância para o avanço dos estudos da sociedade da época. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as orientações do ensino de Latim no livro Manual do Estudante de Latim, de Joaquim da Silva, publicado em 1855. A abordagem metodológica é baseada na História Cultural, servindo de alicerce à pesquisa. Referências como os textos de Chartier (1991; 1998a; 1998b; 2002), além de outros autores, foram utilizadas para auxiliar na análise. Antes de adentrar no manual latinista, a história do ensino de Latim no Brasil e na Paraíba foi explorada a partir de fontes primárias – as cartas dos Jesuítas, as leis, os jornais oitocentistas, os Relatórios dos Presidentes da Província e dos Diretores de Instrução Pública –, contribuindo para esta investigação e em busca de agregar mais informações à História da Educação.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO