PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CRISTIANE SOUSA DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE SOUSA DE ASSIS
DATA: 31/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: REFORMAS EDUCACIONAIS E AS CIÊNCIAS HUMANAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Reformas educacionais. Representação social de professores. Ciências Humanas. BNCC. Itinerários Formativos.
PÁGINAS: 281
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: As políticas neoliberais e as redefinições do papel do Estado, em meio a disputas com os grandes grupos privados e sob a crescente influência da pauta conservadora, têm promovido uma hierarquização dos saberes, refletida na Reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular. Influenciadas pela pauta conservadora e em disputa com grandes grupos privados, essas políticas têm consequências diretas na desvalorização do ensino público e disciplinas de humanidades. O objetivo desta pesquisa é analisar a representação social de seis professores de História e Geografia que lecionam nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de João Pessoa em relação a essa reforma e como essas modificações estão redefinindo o lugar das Ciências Humanas na conjuntura educacional atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, fundamentada na abordagem interpretativa processual das representações sociais e na análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos incluíram entrevistas semiestruturadas e o uso das técnicas como Rodas de Conversa Dialógicas e da Associação Livre de Palavras. Os resultados indicam que os professores vêm a reforma como um arranjo político para desqualificar a educação pública, precarizar o trabalho docente e direcionar a formação dos jovens para o mercado de trabalho. A proposta de integração curricular, intimamente relacionada às questões de regulamentação, imposição, homogeneização e controle social, é vista pelos professores como um grave retrocesso e a ênfase dada ao domínio das competências básicas em Português e Matemática é percebida como um processo intencional que privilegia determinadas áreas do conhecimento em detrimento de outras, resultando em uma redução na abrangência das disciplinas da área de humanidades, na educação básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo à Instituição - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Externo à Instituição - REJANE DIAS DA SILVA
Externo à Instituição - RICARDO VIEIRALVES DE CASTRO