PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÁRIO VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÁRIO VIEIRA DA SILVA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Sala Multifuncional do PPGE
TÍTULO: A Educação Não Escolar como objeto formativo em cursos de Pedagogia no Estado da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Educação Não Escolar. Currículo. Teoria Fundamentada em Dados.
RESUMO: Diante de transformações sociais, culturais e políticas no cenário contemporâneo, as práticas educativas têm se diversificado cada vez mais, o que levou a uma maior inserção de pedagogas/os em espaços para além da escola. Ainda assim, o curso de Pedagogia continua fortemente centrado na formação de professores/as para as etapas iniciais da Educação Básica, a partir de 2006, quando da homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso e, mais recentemente, em 2019, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores/as da Educação Básica, pelo Conselho Nacional de Educação. Para contribuir com o debate sobre a formação de pedagogas/os para Educação Não Escolar (ENE), esta pesquisa buscará compreender o lugar de saberes e experiências formativas relacionadas a esse âmbito em cursos de Pedagogia no Estado da Paraíba, partindo das seguintes questões norteadoras: como a ENE aparece nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Pedagogia? Quais as perspectivas dos/das coordenadores/as e professores/as dos cursos quanto à formação para a Educação Não Escolar? Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o lugar da ENE em cursos presenciais de Pedagogia ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas no estado da Paraíba, com base nos PPC e nas concepções de coordenadoras/es e professores/as. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se pautará por referências sobre Pedagogia como ciência da educação, abarcando uma visão crítica acerca da formação inicial de pedagogas/os centrada na docência, bem como sobre aspectos que caracterizam a ENE como prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, se organizará a partir da Teoria Fundamentadas em Dados (TFD) na perspectiva construtivista de Charmaz (2009). O campo empírico da pesquisa consiste em 11 cursos de Pedagogia ofertados por IES públicas e privadas sediadas no Estado da Paraíba. Para a coleta de dados será utilizado o mapeamento documental dos PPC e questionários virtuais e impressos aplicados junto a coordenadores/as e professores/as dos cursos. A análise dos dados ocorrerá mediante o processo de codificação em TFD. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob o parecer de número 69864223.2.0000.5188.
Presidente - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA