PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: TANIA LUCIA AMORIM COLELLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TANIA LUCIA AMORIM COLELLA
DATA: 24/08/2023
HORA: 00:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA/COM PESSOA IDOSA: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA NO HORIZONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Pessoa Idosa; Especificidades da Pessoa Idosa; Políticas Públicas.
PÁGINAS: 83
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar, a partir de experiências educacionais com pessoas idosas, o que é e como é a educação para a pessoa idosa no horizonte das políticas públicas. Buscando trazer à luz as contribuições dos conhecimentos científicos acerca das especificidades educacionais na última etapa do ciclo vital, e refletir as orientações normativas para a educação de pessoas idosas. A investigação se dá no vivenciar a relação com atores em cenário educacional, apreendendo os sentidos das experiências educacionais vividas por pessoas idosas e educadores. O estudo foi impulsionado pelas interrogações provocadoras: o que os conhecimentos científicos e as orientações normativas para a educação de pessoas idosas manifestam? Como se dá a relação contextualizada em experiências educacionais para/com pessoas idosas? Qual o sentido das experiências educacionais para os idosos e educadores? Que análises podem ser feitas no mundo educacional da pessoa idosa situado no horizonte das políticas públicas? Epistemetodologicamente, o estudo está ancorado no método fenomenológico e na fenomenologia repensada por Merleau Ponty. A fenomenologia da percepção, identificada com o marxismo e psicologia da Gestalt, concebe a experiência perceptual organizada em todos significativos, e não como resultado da combinação de átomos sensórios simples. Experienciando a construção do saber acerca do objeto percebido em método de abordagem ao objeto que, por definição, é presente e vivo. Sendo a investigação do fenômeno movimento que se dá em horizonte espaço-temporal e dinamicidade própria, buscando o desocultamento do que é essencial nas manifestações. Como aporte teórico foram utilizados recursos bibliográficos e documentais. Estes com teor de orientações normativas, que norteiam as políticas públicas. E aqueles com as contribuições ofertadas pelas ciências que se entrelaçam em composição multidisciplinar, com potencial de fundamentação teórico-prática para educação da pessoa idosa. Foram utilizadas publicações científicas no lapso temporal de 1989 a 2023, e documentos normativos publicados no intervalo entre 1948 a 2023. Acreditamos que os resultados alcançados por este estudo podem contribuir para a formação de educadores, levando-os aos fundamentos científicos, que articulados, são necessários àqueles que atuam na educação de pessoas idosas. Bem como, almejamos favorecer o movimento da educação gerontológica, ainda construindo seu caminho, na direção de alcançar a elaboração de metodologia própria que tanto carece.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS
Externo à Instituição - WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI