PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HEBELYANNE PIMENTEL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEBELYANNE PIMENTEL DA SILVA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Retratos do interior: memórias arquivadas da professora palmarina Maria Mariá (1960-1963)
PALAVRAS-CHAVES: União dos Palmares. Maria Mariá. CNEG. Pensamento educacional. Trabalho docente.
RESUMO: A professora Maria Mariá de Castro Sarmento, protagonista nessa pesquisa, foi estudante na Escola Normal de Maceió durante a década de 1930, e passou a exercer a docência na década de 1940, acumulando um conjunto de documentos em sua trajetória profissional e escolar, que permite a reconstrução de alguns momentos nos quais manteve-se envolvida com projetos e trabalhos que marcaram eventos da História da Educação de Alagoas, a partir de ações iniciadas na cidade de União dos Palmares. Além disso, manifestou-se na imprensa local e nacional, a partir da década de 1950, com denúncias contra o descaso do Estado em relação às pessoas de origem interiorana, entre as quais estavam docentes. As denúncias foram feitas em órgãos como: Jornal de Alagoas, Correio Lajense, Gazeta de Alagoas. Visando desvendar pontos desconhecidos na História da Educação de Alagoas, nessa dissertação, tem-se o objetivo geral de investigar o modo como foi se constituindo a percepção de sociedade, culminante nas ideias educacionais, da professora palmarina Maria Mariá, tendo em atenção o seu envolvimento com a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG). Operacionaliza-se a investigação a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) Identificar as características comuns na sociedade interiorana, especificamente palmarina, captadas pela professora Maria Mariá; 2) Situar a professora Maria Mariá entre os que com ela dialogaram em espaços públicos e privados, no interior e nas capitais; 3) Verificar as informações presentes nas publicações de Maria Mariá que desvelem a precarização do trabalho docente na localidade de União dos Palmares; 4) Analisar os diálogos existentes entre os escritos de Maria Mariá e os de outros intelectuais envolvidos na Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), em Alagoas. A investigação apoia-se em contribuições da historiografia italiana, sendo uma pesquisa documental de caráter qualitativo que tem como referência, tanto na incursão nas fontes como na análise do material encontrado, uma perspectiva indiciária, e lança-se mão de procedimentos microanalíticos. Considera-se como categorias de análise o lugar, a classe e o gênero. O estudo se soma às demais investigações que buscam propor contribuições ao debate em torno da dialogicidade entre pessoas particulares e projetos educacionais globais, mostrando, pelos resultados, até o momento parciais, como é possível pensar o trabalho docente partindo de um caso específico.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA