PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUÊNIA DE LIMA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUÊNIA DE LIMA FERREIRA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Escola no Meio Popular e Vulnerabilidade Social: Perspectivas de Adolescentes no Bairro de Cruz das Armas/João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes. Vulnerabilidade social. Educação Popular. Escola. Mobilidade social.
RESUMO: Os contextos periféricos são uma das principais consequências da desigualdade social brasileira, gerando territórios vulneráveis onde a vida de jovens e adolescentes é tomada pelo risco e pela incerteza sobre o futuro. Ação de organizações criminosas, violência, tráfico de drogas, etc., têm marcado esses espaços e, repetidamente, ceifado milhares de vidas que ainda estão a desabrochar. A Escola, em tais contextos, tem sido um dos únicos sinais da presença do poder público, já que, em muitas comunidades vulneráveis, as forças de segurança sequer entram. É na Escola que, muitas famílias, pais e mães atordoados com a violência e a incerteza que os cercam, depositam as suas últimas esperanças de um futuro melhor para os seus filhos. Trata-se de um tormento cotidiano verificado em muitos locais do meio popular no Brasil. Esse é o campo temático do presente trabalho, tendo como objetivo geral analisar como os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal em Tempo Integral Almirante Barroso, localizada em um bairro popular de João Pessoa, relacionam a educação escolar com as suas perspectivas de futuro. No sentido de alcançar os seus propósitos, a pesquisa parte dos seguintes objetivos específicos: 1) identificar como os alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Almirante Barroso compreendem a educação escolar; 2) investigar as perspectivas pedagógicas e as práticas educativas desenvolvidas pela Escola Municipal em Tempo Integral Almirante Barroso; 3) caracterizar a vulnerabilidade social do lócus em que a Escola está situada. Do ponto de vista teórico-conceitual, algumas das referências categoriais do trabalho são: Educação Popular, desigualdade, vulnerabilidade e mobilidade social. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como técnicas de operacionalização a realização de entrevistas narrativas e grupo focal. O material empírico será tratado conforme os procedimentos técnicos da Análise Temática.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA