PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIÂNGELA CARDOSO MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIÂNGELA CARDOSO MACIEL
DATA: 31/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cja-juys-ckf
TÍTULO: Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado; Comunicação Suplementar e Alternativa; Educação Infantil; Práticas docentes.
RESUMO: O presente trabalho traz como tema o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação, considerando que essas crianças precisam ter um apoio específico a fim de exercerem o direito de se tornarem cidadãos plenos, conquistando suas habilidades linguísticas para obter sua autonomia e interagir com outras crianças e com sociedade em geral. Dessa forma, algumas barreiras encontradas pelas crianças com necessidades complexas na comunicação podem ser removidas por meio do uso da Tecnologia Assistiva, especificamente da Comunicação Suplementar e Alternativa. Nas escolas públicas, as crianças com necessidades complexas de comunicação têm a sua disposição o serviço do Atendimento Educacional Especializado. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar o serviço do Atendimento Educacional Especializado oferecido para crianças com necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil, buscando-se como objetivos específicos, investigar o serviço de Atendimento Educacional Especializado e as articulações com as salas de referência da Educação Infantil; e conhecer as ações docentes com o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa nas Salas de Recursos Multifuncionais. O problema de pesquisa diz respeito a verificar como ocorre a oferta do Atendimento Educacional Especializado nas instituições de Educação Infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação e quais são as ações docentes com o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa nas salas de Recursos Multifuncionais. A metodologia se baseou em uma pesquisa de campo realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil, tendo como técnica de coleta de dados as observações do professor do Atendimento Educacional Especializado e indiretamente as crianças com necessidades complexas de comunicação, sendo essas observações, por fim, registradas em diário de campo. Após a coleta dos dados, estes foram lidos e analisados seguindo os critérios para realização da Análise de Conteúdo, por meio de categorias de análise.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo ao Programa - 2356641 - ELZANIR DOS SANTOS