PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: KRISLÂNIA DAMASCENA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KRISLÂNIA DAMASCENA RODRIGUES
DATA: 29/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL:
TÍTULO: O ENUNCIADO DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS LINHAS DE PESQUISA ESTUDOS CULTURAIS EM/DA EDUCAÇÃO DOS PPGEs DA UFPB, ULBRA e UFRGS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Educacional; Estudos Culturais em Educação; Discurso.
PÁGINAS: 47
RESUMO: A gestão educacional abrange desde a definição de políticas e objetivos, até a implementação de estratégias para alcançá-los e a avaliação dos resultados. Em forma de discurso, a gestão educacional também se mostra diversa. Situada na Linha de pesquisa em Estudos Culturais da Educação, que têm sido aplicados para entender como a cultura é usada no processo educacional, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o enunciado da gestão educacional nas Linhas de Pesquisa de Estudos Culturais em/da Educação do Brasil. Justificando a pesquisa, na investigação sobre os temas e pesquisas que circulam entre os eventos da área dos ECE, foi possível constatar que o enunciado da gestão educacional não aparece nos títulos dos trabalhos e nas discussões, expondo uma provável lacuna da área. Especificamente, busca-se mapear a produção acadêmica das Linhas de pesquisa presentes nos repositórios institucionais da UFPB, ULBRA e UFRGS, identificar as produções que acionam o discurso da gestão educacional e descrever e analisar como o enunciado da gestão educacional está delineado nas linhas de Estudos Culturais em/da Educação no Brasil. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e adotará a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) proposta por Michel Foucault (2000; 2008) em sua obra "Arqueologia do Saber" como referencial teórico-metodológico. Para atingir os objetivos propostos, o estudo seguirá as seguintes etapas: primeiro, realização do mapeamento dos textos-fonte relacionados à pesquisa; em seguida, procederá à escavação e análise da zona do discurso, explorando os enunciados conforme a abordagem proposta por Alcântara e Carlos (2013).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - PATRICIA IGNACIO