PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA CARDOSO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA CARDOSO DA SILVA
DATA: 31/08/2023
HORA: 00:00
LOCAL: Googleo meet
TÍTULO: O DISCURSO EDUCATIVO DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (ACE) NA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE (PNS)
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Análise arqueológica do discurso. Educação em saúde. Agente de combate às Endemias. Estudos culturais da educação.
PÁGINAS: 55
RESUMO: O presente trabalho se insere no universo de interesse de pesquisa ocupado em investigar a relação entre educação e saúde, a partir da atuação profissional do Agente de Combate à Endemia (ACE), uma das categorias de trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, cujas atividades são afeitas a vigilância e ao controle da doença, a atenção e à promoção da saúde da população brasileira. Segundo a Lei nº 13.595, de 5 de janeiro de 2018, o fazer laboral do ACE é regido pelo Ministério da saúde e, consequentemente, pelas Diretrizes do Sistema Único de Saúde. Nesse universo se encontra a especificidade de ações de caráter educativo. Considerando isso, a pesquisa tem como objeto o discurso educativo da atuação profissional do Agente de Combate às Endemias (ACE) na Política Nacional de Saúde (PNS). Objetivando analisar o discurso educativo constituinte da PNS, desejamos conhecer como ele funciona, enquanto condições de possibilidade do que se diz e do que se deveria fazer na prática educativa do ACE. Para tanto, buscamos responder a seguinte questão problema: Que ordem discursiva educativa constitui a Política Nacional de Saúde – PNS, orientadora da atuação profissional do Agente de Combate às Endemias - ACE? A referência teórica-metodológica a ser empregada é a Análise Arqueológica do Discurso - AAD, de Michel Foucault, esboçado em seu livro a Arqueologia do Saber (2000) e apropriada por Alcantara e Carlos, que orientam (2013) a realização dos seguintes procedimentos de pesquisa: mapeamento, análise e descrição das fontes e do discurso-objeto da pesquisa. Ademais, a pesquisa se situa na linha dos Estudos Culturais da Educação – ECE, por entender que o discurso-enunciado pode ser concebido como um artefato cultural; e que o legado teórico-arqueológico de Foucault oferece contribuições potentes às problematizações sobre o discurso e o saber no campo dos estudos culturais da educação. Por fim, espera-se que a pesquisa possa contribuir para elucidar o modo de se entender e agir educativo do ACE no âmbito da PNS, ao tempo que demonstra a potencialidade investigativa da AAD, enquanto possibilidade de se fazer pesquisa qualitativa em educação e educação em saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Externo ao Programa - 3054964 - MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - ANIBAL DE MENEZES MACIEL
Externo à Instituição - MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA