PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINETE FRANÇA DE MELO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINETE FRANÇA DE MELO SILVA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: On line (google meet, link meet.google.com/jth-akgs-opq)
TÍTULO: LEITURA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS ESCOLAS RURAIS DE SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. História em Quadrinhos. Escolas Rurais.
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre o uso do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs) nas escolas rurais de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB. Sendo assim, a problemática deste trabalho é entender se e como os professores percebem e/ou utilizam esse gênero textual como instrumento de apropriação e de intervenção do mundo rural? Para responder a esta questão, buscamos analisar as concepções de ensino dos professores sobre e/ou com os usos das HQs nos Anos Iniciais (1º ao 3º Ano) do Ensino Fundamental das escolas rurais de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB. Com este propósito, debruçamos nos seguintes objetivos específicos: a) identificar se há e como está na proposta de ensino utilizada pela rede municipal de ensino o uso das HQs na educação das escolas rurais de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB; b) examinar as concepções dos professores de algumas escolas rurais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre uso das HQs em suas práticas em sala de aula e c) apontar as potencialidades das HQs nas práticas de leitura em sala de aula na perspectiva da Educação do Campo. As HQs por apresentar características específicas com linguagem verbal e não verbal pode ajudar na contextualização do mundo rural. Nesta pesquisa, operacionalizamos com as seguintes categorias: Leitura, Gênero Textual, História em Quadrinhos e Educação do Campo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, por envolver mecanismos que viabilizam intervenção na construção de saberes em um determinado ambiente, possibilitando transformações culturais, bem como de finalidade aplicada, por envolver problemas de interesse social imediato. Os lócus da pesquisa são 3 (três) escolas públicas situadas em comunidade rural de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB. Os sujeitos são professores com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dessas escolas escolhidas. Também se utilizou a análise documental, baseada na proposta de ensino envolvendo as HQs nos documentos educacionais. Posteriormente, serão feitas entrevistas semiestruturadas, usando um roteiro prévio que será realizada no local de trabalho. Utilizamos os livros didáticos do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental adotados pelo município lócus e os documentos educacionais (Projeto Pedagógico - PP, Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Plano Nacional de Educacional - PNE, Lei de Diretrizes e Bases – LDB). A análise de dados foi pautada na “Análise do Conteúdo” de Bardin (2020). Até o momento, constatamos que esta pesquisa sobre o uso das HQs nas escolas rurais de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB fortalece e amplia o processo de interação entre os professores e alunos do campo, por meio da reflexão acerca das práticas pedagógicas, que eleva a aquisição de leitura das crianças e favoreça a construção, a apropriação dos saberes pelos sujeitos do mundo rural, consequentemente, a intervenção e a transformação da sociedade.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA