PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CALINE ALEXANDRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CALINE ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: on line -link: meet.google.com/krc-tfwo-rpq
TÍTULO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, em particular aqueles que têm área de aprofundamento em Educação do Campo.
PALAVRAS-CHAVES: Extensão. Formação docente. Educação do Campo. Pedagogia.
RESUMO: Com o presente trabalho pretende-se colaborar na discussão em torno da extensão universitária no processo de formação docente. Tendo como tema Extensão Universitária e Formação Docente: nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, em particular aqueles que têm área de aprofundamento em Educação do Campo. Com vistas a identificar, a concepção dos docentes e discentes quanto à relevância da extensão no processo formativo dos discentes vinculado ao programa. Trazendo como objetivo geral: Indicar a concepção dos integrantes de projetos de extensão da Universidade Federal da Paraíba, em particular quanto à relevância das ações extensionistas na formação dos discentes voluntários e bolsistas do Programa, vinculados ao Curso de Pedagogia com aprofundamento em Educação do Campo. Para auxiliar no alcance de respostas ou não à nossa pesquisa temos como objetivos específicos: 1) Identificar as possíveis estratégias adotadas pela equipe executora a fins de fortalecer o processo formativo dos discentes; 2) Verificar a percepção dos discentes quanto as possíveis mudanças relacionadas à sua atuação enquanto extencionistas; 3) Analisar como as ações extencionistas já desenvolvidas estariam interligadas com fundamentos da educação do Campo. Como aporte teórico, enfatizamos que algumas das referências que embasou este estudo foram materiais bibliográficos e documentais que versam a respeito da extensão, e a sua interface no processo de formação de professor e, educação do campo. Tendo como lócus o Campus I e IV da UFPB, e contará com uma amostragem estratificada de docentes e discentes ligados a projetos de extensão nos últimos 05 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, tendo como técnicas para a coleta de dados a análise documental, realização de entrevistas semiestruturada e aplicação de questionários. Essa análise ocorrerá em acordo com os procedimentos técnicos da análise já citada.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA